ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Estratégias de aprendizagem e sugestões interpretativas para os excertos orquestrais para trompete do 3º movimento da Bachianas Brasileiras n. 4 de Heitor Villa-Lobos
Amarildo Coelho do Nascimento

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


Os excertos orquestrais estão entre os mais importantes materiais para estudo na formação dos trompetistas que almejam tocar em uma orquestra sinfônica. Para alcançar esse objetivo, a leitura e a preparação técnica e musical de tais excertos constituem disciplina extremamente importante na rotina de estudos diários. O trompetista encontra, sem dificuldade, uma vasta literatura voltada para os trechos orquestrais para trompete. Os diversos livros publicados sobre o tema apresentam uma seleção dos excertos do repertório orquestral canônico internacional. Todavia, inexiste ainda uma publicação que traga excertos do repertório orquestral brasileiro, mesmo das obras de Villa-Lobos, compositor brasileiro mais eminente e, tampouco, de suas Bachianas Brasileiras, provavelmente o conjunto de obras mais executado do compositor. Assim sendo, há uma patente necessidade de preencher essa grave lacuna na literatura de excertos, de forma que os estudantes de trompete e os músicos orquestrais profissionais possam contar com um material adequado para se prepararem previamente para as performances das Bachianas Brasileiras. Este trabalho apresenta um pequeno segmento de nossa pesquisa que, em sua totalidade, se direciona à seleção dos excertos principais para trompete na série das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Contudo, não nos limitamos a fazer uma compilação desses fragmentos, como é comum nas publicações do gênero, mas nos propomos também a definir estratégias de aprendizagem e sugestões de interpretação, criando uma metodologia de preparação desse repertório. Para tanto, buscamos fundamento nas recentes pesquisas encabeçadas pelo Prof. Steenstrup e, também muito significativamente, em nossa considerável experiência no repertório em questão. Por força das limitações de extensão do texto, concentrar-nos-emos somente no terceiro movimento das Bachianas n. 4, Aria (Cantiga).

 


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