ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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A escaleta e o ensino musical criativo
André Luiz Martinez Sant'Anna

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


A escaleta foi um instrumento inicialmente concebido para ser usado na educação musical, no entanto observa-se uma carência de publicações a respeito do instrumento, assim como de reflexões sobre seu uso dentro de ambientes educacionais. Buscando sua introdução em aulas de música a partir da perspectiva de um ensino musical criativo, uma série de atividades foi elaborada. As atividades foram realizadas com crianças de 10 a 11 anos, entre 2018 e 2019, em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola privada de ensino regular. De natureza qualitativa, este estudo caracteriza-se como Relato de Experiência e apoia-se teoricamente nos pressupostos filosóficos e nas cinco modalidades do Modelo C(L)A(S)P – Composição, Estudos Acadêmicos, Apreciação, Aquisição de Habilidades e Performance – elaborado pelo educador musical Keith Swanwick (1979). A análise e reflexões acerca da realização das atividades demonstraram um intenso diálogo entre elas e os pressupostos do Modelo C(L)A(S)P, assegurando a centralidade dos processos de ensino da escaleta às modalidades de Composição, Apreciação e Performance, essenciais para uma experiência musical ativa e criativa. Evidenciaram também que o desenvolvimento técnico, inerente à introdução de um novo instrumento, foi abordado como ferramenta de viabilização do ensino musical criativo ao não se sobrepor às modalidades centrais, responsáveis pelo desenvolvimento da sensibilidade estética e pela própria experiência estética que, segundo Swanwick, são os principais objetivos da educação musical.


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