ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
O uso da ferramenta metodológica “Ciclo Artístico - Reflexivo de Dupla Checagem (CARDC)” na Pedagogia da Performance: o relato de uma experiência
Nágila Lemos Batista

Última alteração: 2023-09-30

Resumo


Este artigo consiste em um relato de experiência de aplicação da ferramenta “Ciclo Artístico-Reflexivo de Dupla Checagem” (CARDC) no campo da pesquisa artística, com a proposição de aplicação dessa ferramenta metodológica específica com o foco no processo, na construção de estudos técnicos e construção de uma interpretação musical. O foco principal é a observação do processo, com consideração de questões técnicas e musicais e com o objetivo de experimentar essa ferramenta na pedagogia do ensino. A partir do conceito da Prática como Pesquisa - PaR (NELSON, 2013), estruturada num percurso com dois ciclos de coleta de dados, tendo entre eles um tempo de reflexão livre, com a utilização de ficha de registro e do diário reflexivo, procurou-se coletar, descrever e analisar a aplicação do processo de estratégias para o desenvolvimento dessa metodologia dentro da Pedagogia da Performance. Após a aplicação dessa ferramenta com um aluno iniciante, pode-se notar que esta se mostrou efetiva na aplicação do olhar do professor para com o desenvolvimento do aluno.


Texto completo: PDF