ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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O papel do pianista colaborador na construção interpretativa da canção brasileira de câmara: considerações sobre a peça Trem de Alagoas, de Waldemar Henrique
Juliana Costa Oliveira, Fernando Vago Santana

Última alteração: 2023-09-27

Resumo


Este artigo pretende apresentar algumas considerações sobre o desenvolvimento da pesquisa de mestrado que discute o papel do pianista colaborador na construção interpretativa da canção brasileira de câmara. Para tanto, utilizou-se como exemplo a peça “Trem de Alagoas”, do compositor Waldemar Henrique. O objetivo é investigar como o texto poético/literário relaciona-se com a escrita pianística e de que maneira ele influencia e contribui na construção interpretativa do pianista, bem como compreender o papel do piano na obra de Waldemar Henrique e a maneira como o compositor estabelece relações entre instrumento, o texto e a vocalidade. Até o estágio atual do estudo, que adota abordagem qualitativa, foi realizada uma parte da revisão de literatura, que engloba análise musical e textual, bem como aspectos da prática interpretativa a partir da perspectiva do performer. Os resultados parciais demonstraram a relevância do pianista colaborador na comunicação poética da obra em análise.

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