ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Sugestões para a organização do estudo dos alunos de Piano do ensino superior baseadas em sistematização da prática: um relato de experiência
Mauren Liebich Frey Rodrigues

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


O presente texto apresenta um relato de experiência docente sobre a proposição e utilização de tabelas para a organização da prática semanal de piano, elaboradas em 2019 e utilizadas durante os 6 semestres subsequentes nas aulas de Instrumento Harmônico do curso de Licenciatura da UFPel. Como objetivo final da disciplina, é esperado do discente que apresente ao piano peças solo e em grupo, além de exercitar conhecimentos teórico-práticos desenvolvidos em outras disciplinas (MONTANDON, 1995). Partindo do pressuposto de que é também papel do professor de piano orientar a prática do estudante (JACOBSON, 2015; BAKER-JORDAN, 2003), para auxiliar na organização da rotina dos estudantes, foi elaborada uma apostila contendo instruções objetivas a partir da literatura de referência na área das Práticas Interpretativas (LEHMANN et al. 2007; JØRGENSEN, 2004; BARRY & HALLAM, 2002) e três tabelas a serem preenchidas e utilizadas como guia da prática semanal e ao longo do semestre. A elaboração levou em consideração três fundamentos básicos: 1) Estabelecimento de metas e objetivos; 2) organização e variabilidade de assuntos (POVOAS, 2015); 3) manejo do tempo disponível. Como considerações finais, observou-se através dos relatórios entregues pelos alunos e as performances apresentadas que a sistematização da prática semanal auxilia no resultado final do proposto para o semestre letivo. A partir da experiencia de utilização destas tabelas, pretende-se ampliar e aprimorar o detalhamento do material a ser disponibilizado aos estudantes, bem como expandir a reflexão teórica que fundamenta a elaboração do mesmo.


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