ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A canção de câmara Evocação de Luiz Melgaço (1903-1983) sobre poema de Nilo Aparecida Pinto (1914-1974): análise e edição
Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos, Myrian Ribeiro Aubin, Patrícia Cardoso Chaves

Última alteração: 2023-09-27

Resumo


O presente artigo expõe dados biográficos, uma análise e também uma edição da canção de câmara Evocação, para canto e piano, do compositor mineiro Luiz Melgaço. Estruturada sobre versos do também mineiro Nilo Aparecida Pinto, que integrou a Academia Mineira de Letras, essa canção permanece praticamente esquecida do conhecimento de estudantes e intérpretes do canto lírico. Nesse sentido, a análise apresentada teve como base a obra de Jan LaRue, Guidelines for Style Analysis (1992), seguida de uma Edição crítica da partitura, confeccionada após a observância de duas fontes manuscritas. Para tal, os autores se valeram da obra Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX – Teoria e práticas editoriais, de Carlos Alberto Figueiredo. O objetivo principal dos autores deste texto é a divulgação do nome e de parte da obra do compositor Luiz Melgaço. Completam o corpus deste estudo uma contextualização do ambiente musical no qual o compositor esteve inserido, com enfoque no período que marcou seu ingresso como professor no Conservatório Mineiro de Música, e também um QR Code de acesso à interpretação da canção Evocação por dois dos autores deste texto.

Texto completo: PDF