ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Comunidade de prática e aprendizagem musical: uma revisão de artigos, teses e dissertações brasileiras
Lucila Prestes de Souza Pires Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este trabalho é um recorte de pesquisa doutoral em andamento que tem como objetivo compreender de que forma a participação em uma comunidade virtual pode proporcionar experiências de formação que contribuam para o desenvolvimento profissional do professor de música da educação básica. O conceito de comunidade de prática (WENGER, 1998) constitui referencial teórico da pesquisa, auxiliando na compreensão da aprendizagem na perspectiva social. Neste contexto, esta comunicação se propõe a revisar teses, dissertações e artigos que utilizem Comunidades de Prática (CoPs) no contexto de ensino e aprendizagem de música. A leitura do material selecionado teve como objetivo: identificar o cenário e as temáticas das pesquisas; verificar quais os conceitos de CoP utilizados pelos autores; compreender de que forma nossa pesquisa dialoga com as publicações analisadas. A partir do uso que fazem do conceito de Comunidade de prática, os trabalhos dividem-se em  duas categorias: (1) CoP como contexto (baseada em recursos) e (2) CoP como conceito de aprendizagem (baseada em processo). A análise dos trabalhos sugere a necessidade de se pensar as CoPs para além do foco na prática em comunidade, integrando aprendizagem, significado e identidade. Esta perspectiva, da qual decorrem distintas aprendizagens entre os membros, pode contribuir significativamente nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem de música em diversos contextos.

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