ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal
Janice Vallo Dias da Silva, Edilson Assunção Rocha

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


o presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento do curso de pós graduação em música da XXX, que tem como objetivo geral: identificar a influência da mediação dos acompanhantes na participação das crianças do ensino maternal nas aulas de música, em formato remoto, no período de fevereiro a setembro de 2021, durante a pandemia, e, consequentemente, averiguar como se deu o processo de ensino-aprendizagem musical. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, participativa. Para a coleta de dados, foi feita uma análise documental do planejamento e das notas de campo da observação participante da pesquisadora e da entrevista semiestruturada. Já na análise de dados, utilizamos a descrição proposta por Moraes (1999), buscando compreender, a partir da análise dos dados da observação participante e dos dados coletados nas entrevistas, como se deu a participação do adulto responsável e suas implicações nessa mediação nas aulas remotas de música. Espera-se que este trabalho possa contribuir no âmbito acadêmico, escolar, reforçando a importância da família no processo educativo das crianças e sua relação com a escola, ressaltando sua relevância na formação do indivíduo.

Texto completo: PDF