ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero
Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este estudo propõe investigar a participação da mulher nas práticas musicais em Belém-PA, até a primeira metade do século XX. Objetiva-se pontuar aspectos da colonialidade na música e do patriarcado por meio da abordagem das práticas musicais femininas nos ambientes público e privado, bem como apresentar reflexões sobre as práticas femininas, enquanto aspectos de representatividade e resistência social. O estudo será de natureza bibliográfica e documental, com a análise de dados pautada no olhar crítico e reflexivo sobre as fontes apresentadas. Como aporte teórico para o estudo, utiliza-se Salles (2016), Bourdieu (2007) e Beauvoir (1970), nas perspectivas cultural e de gênero, bem como Xxxxx (xxxx) na pesquisa sobre a presença da mulher na música do Pará. Constatou-se que a mulher se fez representar nos ambientes público e privado até meados do século XX, onde observou-se atos de resistência para a ocupação da vida artística e do mercado de trabalho da época.

 


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