ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Sobre avaliação em música na educação básica: uma análise das bases que sustentam a literatura publicada no Brasil
Fernanda Gomes de Amorim

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de análise que teve como objetivo identificar bases que sustentam a literatura sobre avaliação em música na educação básica no Brasil. A estratégia metodológica envolveu o levantamento e análise de referências citadas em quatorze textos publicados no Brasil que trataram da avaliação em música na educação básica. A análise das referências considerou três categorias: autoria, campos disciplinares e obras citadas. Os resultados mostram uma diversidade de campos disciplinares aos quais a literatura analisada recorre para fundamentar suas ideias e práticas. Há predominância de referências da educação musical e da educação, mas baixa frequência de referências do campo disciplinar música. Quanto à data de publicação, 77,4% das obras citadas nos trabalhos foram publicadas há vinte anos ou mais, o que sugere haver uma presença reduzida de novas perspectivas sobre o tema e de discussões atualizadas sobre as bases referenciadas. A análise das autorias indica dispersão da produção, com 51,8% dos autores sendo citados uma vez e 12,1%, duas vezes. As autorias de maior frequência revelam um pensamento sobre avaliação em música na educação básica no Brasil centralizado nos nomes de Keith Swanwick, Liane Hentschke e Cecília Cavalieri França. As ideias de Keith Swanwick e da Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical se sobressaem, o que não constitui um problema per se, mas alerta para a possibilidade de homogeneização do pensamento sobre a avaliação em música na educação básica no Brasil em torno do desenvolvimento musical e de apenas uma perspectiva dentre várias possíveis para compreendê-lo.


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