ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Classes de conjuntos e técnicas de concatenação na composição pós-tonal: um estudo de caso da obra Buracos
Wesley Silva Dantas, Francisco Ernani de Lima Barbosa

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este artigo aborda a aplicação da teoria pós-tonal na composição musical, com foco nas classes de conjuntos de classes de notas e nas técnicas de concatenação. O objetivo principal deste estudo é demonstrar como essas abordagens podem ser utilizadas para criar obras coerentes e fluidas, integrando diferentes trechos musicais. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas contribuições de autores, como Straus (2013) e Pitombeira (2022). A teoria pós-tonal é apresentada como uma abordagem que utiliza fundamentalmente as classes de conjuntos de classes de notas para criar estruturas melódicas e harmônicas, proporcionando uma intensa coerência interna. A técnica de concatenação é destacada como um processo que envolve uma análise minuciosa das características individuais de cada trecho musical, visando compreender suas similaridades e diferenças, para efetuar a concatenação de forma adequada. Através de um estudo de caso da obra intitulada Buracos, destinada a um quarteto de clarinetes, foram aplicadas as técnicas de concatenação e utilizadas classes de conjuntos de classes de notas para criar ligações melódicas e harmônicas entre os trechos musicais. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização dessas abordagens contribuiu para a criação de uma obra coerente e fluída, integrando harmoniosamente os diferentes trechos apresentados. A utilização dessas ferramentas de concatenação proporcionou uma sensação de direção e coesão na música, permitindo ao compositor criar uma narrativa musical envolvente. Este estudo contribui para o enriquecimento do campo da composição pós-tonal, oferecendo ideias e possibilidades criativas para compositores interessados nessa abordagem.

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