ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente
Francielly Keyse Martins Fernandes, Weliton Corte Marques, Ana Cláudia de Oliveira Freitas

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


O presente artigo é um recorte da pesquisa “Eu vou usar a música nisso...” a música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: práticas e percepções docentes, que objetivou investigar como ocorria a inserção da música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Caetité (BA). Neste recorte, apresentamos as análises da observação participante realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em que foram analisadas as formas de trabalho de duas professoras em relação ao conteúdo música, levando em consideração a sua utilização como instrumento facilitador da aprendizagem bem como sua compreensão enquanto linguagem artística. Foram percebidos desafios para sua eficaz aplicação enquanto conteúdo em sala de aula, entretanto, notou-se o reconhecimento, por parte das professoras, da importância da música para a compreensão e experienciação da arte, da estética, da sensibilidade e do pensamento crítico, além da preocupação em proporcionar essa vivência aos alunos.

Palavras-chave. Música. Prática docente. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Texto completo: PDF