ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Reflexões acerca do conceito de musicalidade: contribuições a partir da psicologia histórico cultural
Klesley Bueno Brandão

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Essa comunicação objetiva refletir sobre musicalidade, perpassando pelas variadas acepções do termo. A partir de Heiner Gembris (1997) apresentam-se diferentes abordagens de pesquisa abrangendo o período que vai do século XIX até atualidade. Na sequência, busca-se uma compreensão de premissas filosóficas que vem servindo de base para se pensar questões referentes: à possíveis origens; ao desenvolvimento; e quem pode desenvolver musicalidade enquanto talento, para tal, optou-se por apresentar um pouco da perspectiva kantiana, em termos inatistas, e Shinichi Suzuki, com uma abordagem empirista. Para finalizar, buscou-se na psicologia histórico-cultural, embasamento teórico para refletir sobre a musicalidade. Foi possível entende-la como produto da atividade das funções psicológicas superiores que se desenvolvem ao longo da história do sujeito, por intermédio de suas vivências que se dão a partir da relação dialético do sujeito com o meio cultural, a qual este indissociavelmente atrelado.  Trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado do autor que contou com financiamento de bolsa da CAPES.


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