ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Carolina Maria de Jesus em Fragmento e Fábula: um experimento de composição de retratos sonoros de mulheres
Izabella Baldoíno Almeida

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Neste artigo discorro sobre o processo de composição da obra eletroacústica Carolina Maria de Jesus em Fragmento e Fábula, criada dentro do âmbito da minha pesquisa de mestrado em composição. No texto, exponho o contexto de nascimento e o objetivo principal da pesquisa, fazendo uma passagem pela teoria da composicionalidade, sua principal fundamentação teórica, e falo sobre a adoção do conceito de retratos sonoros, método escolhido para a criação das obras musicais centrais deste processo. Ao discorrer sobre as etapas e reflexões envolvidas no processo de composição da obra, também reflito sobre as lacunas inerentes à representação sonora de identidades femininas, através do conceito de fabulação crítica, que foi incorporado como elemento fundamental destes retratos sonoros. Esta obra é um dos primeiros resultados musicais da pesquisa e abre caminho para os próximos retratos sonoros, a serem feitos a partir da interação com outras mulheres, e que incorporarão as reflexões e procedimentos inaugurados por ela.


Texto completo: PDF