[Subárea] Composição e Sonologia
Intuição e algoritmos na composição de duas peças para guitarra elétrica: a influência dos processos automatizados sobre as decisões criativas na composição auxiliada pelo Interpolador de materiais musicais | |
Rogério Tavares Constante, Christian Lucas Teixeira, Rafaela Eduarda Haveroth |
Considerações sobre a realização do curso de extensão Introdução à Composição Compartilhada | |
José Orlando Alves, Diego Michel Coelho da Rocha, Uirá Garcia |
Implicações criativas na composição auxiliada por um software interpolador de materiais musicais. | |
Rogério Tavares Constante, Rafaela Eduarda Haveroth, Christian Lucas Teixeira |
Desafios sonoros do repertório contemporâneo para flauta: praticando com a ajuda de descritores de áudio em tempo real | PDF () |
Rodrigo Frade, Sérgio Freire, Caio Campos |
A ideia do som: o projeto imagético como guia do processo de produção fonográfica | |
Fernando Braga Campos, Sérgio Freire |
[Subárea] Educação Musical
Educação musical online e semipresencial: organização, planejamento e oferta de cursos de instrumentos musicais. | |
Rodrigo Souza Galvão, Júlio César de Melo Colabardini |
A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira |
Conhecer a música: um empreendimento para a educação musical | |
Renato de Carvalho Cardoso |
Apropriações do conceito de habitus conservatorial na literatura em educação musical: uma análise nos anais da ANPPOM | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Debora Andrade, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Sara Paraguassú Santos do Vale |
Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças | |
Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti |
Referências musicais brasileiras para Regência Coral: a elaboração de uma apostila didática a partir de Choral Conducting (1976) de Eric Ericsson | |
Paulo Celso Moura, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral |
A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira |
Impactos da pandemia na formação continuada de professores de Artes/Música | |
Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Déo de Freitas Júnior |
Educação musical e Sociologia da infância no Brasil: uma relação emergente | |
Sandra Mara da Cunha, Dhemy Fernando Vieira Brito, Sarah Gervásio Nascimento de Oliveira |
[Subárea] Etnomusicologia
As Rodas de Choro em Goiânia (GO): motivações, locais de atuação e relações com o mundo do trabalho | |
Lauriane Campos Barbosa, Magda de Miranda Clímaco |
Lambadas das Quebradas Volume 1 – análises das primeiras obras de Mestre Vieira | |
SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada |
Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro | |
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva |
[Subárea] Música Popular
A clave como pivô na modulação métrica em Maracangalha gravada pelo Trio Corrente | |
Eduardo Brasil Pereira Santana, Fernando Martins de Castro Chaib |
Notas da ponta: apontamentos sobre a concepção melódica de Toninho Horta em contexto de acompanhamento | |
André Carreiro |
As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade | |
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara |
[Subárea] Performance musical
Gestos estilísticos e os parâmetros da performance practice em duas interpretações do Lundu Característico de Joaquim Callado | XML PDF |
Paula Cristina Cabral Martins |
O idiomatismo na performance musical em estado da arte | XML PDF |
Rafael Mendes Ávila, Rogério Tavares Constante, Jean Carlos Gomes da Costa |
Prática de conjunto enquanto laboratório para a elaboração de edições críticas: um estudo de caso | |
Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
A utilização da Trombeta no repertório camerístico de Osvaldo Lacerda: obras compostas entre 1954 e 1996 | |
Daniel Moraes Cavalcante |
O prefácio de L’art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812–1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo | |
Juliana Coelho de Mello Menezes, Alberto José Vieira Pacheco |
A relevância de fatores extrínsecos à partitura: análise para o auxílio à performance de Vent Nocturne, de Kaija Saariaho | |
Cleverson Cremer, Tatiana Olivieri Catanzaro |
Sonata para Piano Op. 21 de Fábio Neves: um relato de colaboração compositor-intérprete entre um casal de músicos | |
Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Durval da Nobrega Cesetti, Tarcisio Gomes Filho |
Estudo dos gestos corporais na performance da flauta transversal | |
Ana Thereza Naback, Fernando Chaib |
A Canção Sertaneja (1928) para piano solo de Camargo Guarnieri: abordagens técnico interpretativas a partir da concepção sonora do compositor e sua escrita polifônica | |
Lorena Alves de Magalhães e Silva, Carlos Henrique Costa |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
Memória e cultura musical: a Sociedade Sinfônica Campineira (1929) no diálogo entre o presente e o passado | |
Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira |
O impacto das atitudes estéticas de Guerra-Peixe na obra para piano da fase nacionalista | |
Ísis Natali Cardoso |
A revolução maneirista e a iconografia musical do século XXI: a ambientação visual do concerto “Lettera Amorosa” baseada na estética de seu repertório | |
Augusto Caymmi, Rafael Garbuio |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
O lugar de Esmeraldino Salles na memória do choro e da música paulista | |
Felipe Siles Castro |
Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro | |
Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
Diálogos reflexivos entre Etnomusicologia e Educação Musical | |
Helena Lopes, Lúcia Campos |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. | |
Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa |
New 'One-Man Band': poéticas interativas por mediação tecnológica nas obras de Pat Metheny e Jacob Collier | |
Caio José Rodrigues Maciel, Fabiano Araújo Costa, Felipe Pessin Manzoli |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
Valquiria Alexandre Camara, Beatriz Magalhães-Castro |
Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
Valquiria Alexandre Camara |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
“Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga | |
Roberta Carvalho Pereira Campos, Adelcio Camilo Machado |
Resignação masculina? Reflexões sobre a canção Parado no bailão, de MC L da Vinte e MC Gury | |
Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado |
A música como trabalho no Brasil pré-pandemia: composição do mercado por tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade | |
Rodrigo Heringer Costa |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
Uma musicologia feminista no Brasil da década de 1930: a biografia de Chiquinha Gonzaga por Mariza Lira | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes |