ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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O Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ) e a construção da consciência de classe dos músicos
Anne Meyer

Última alteração: 2022-09-15

Resumo


A história do movimento operário e sindical compreende a forma como as classes subalternas resistiram ou se conformaram ao ordenamento do capital e do trabalho proposto pelas classes dominantes.  Neste sentido, demonstraremos como o Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1941) atuou de forma relevante na luta por melhorias nas condições de trabalho e para a construção da consciência de classe dos músicos enquanto uma categoria profissional. Como estudo de caso, trazemos aquele que reconhecemos ser o primeiro movimento grevista realizado por músicos em solo nacional, que foi levado a cabo pelos associados da entidade nos anos de 1907, e que seria reconhecida como uma das “coisas célebres” daquele ano[1].     Tomaremos como apoio conceitos elaborados por historiadores, sociólogos e filósofos de vertente política e econômica, tais quais Karl Marx, Friedrich Engels, E. P. Thompson, Marcel van der Linden, Mauro Iasi, Marcelo Badaró, dentre outros. Nos utilizaremos, ainda, de dados inéditos obtidos nos livros de ata do Centro Musical e em periódicos da época.

[1] Conforme jornal O Rio Nú, de 10 de agosto de 1907, p. 7.


Palavras-chave


Centro Musical do Rio de Janeiro, Consciência de classe, Greve de músicos, Música e trabalho

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