ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Um estudo sobre o Programa Piano. Pérolas: pesquisa em andamento
Helena Karavassilakis Uzun

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, sobre o Programa Piano.Pérolas. A investigação tem como objetivo geral compreender os atuais processos de ensino de piano para crianças de seis a dez anos no âmbito do Programa Piano. Pérolas. Este Programa teve início em 2015 na Universidade de São João del Rey (MG) e tem desenvolvido ações que contemplam o ensino de piano de diferentes faixas etárias e a formação inicial e continuada de professores de piano. Neste texto trago um breve histórico do Programa e abordo o ensino por imitação, que tem sido uma de suas marcas. A pesquisa está sendo realizada a partir da abordagem qualitativa e os dados aqui trazidos foram construídos por meio de entrevistas semiestruturada com a idealizadora e coordenadora do Programa, além de mais três participantes do Programa Piano. Pérolas. Os dados revelam que a prática do ensino por imitação se constitui em uma abordagem eficaz, conferindo uma leveza prazer ao aprendizado do piano

 

Palavras-chave. Ensino de piano, Ensino por imitação, Piano.Pérolas.

 

A Study on Programa Piano.Pérolas: ongoing research

 

Abstract.

This article is a clipping from an ongoing master's research on the Piano Program Pearls. The research has as a general objective to understand the current processes of piano teaching for children from six to ten years old under the Piano Program Pearls. This Program began in 2015 at the University of São João del Rey and has developed actions that contemplate the piano teaching of different age groups and the initial and continued training of piano teachers. In this text I bring a brief history of Program and discuss teaching by imitation, which has been one of its hallmarks. The research is being carried out from a qualitative approach and the data presented here were built through semi-structured interviews with the creator and coordinator of Program as well as with three other participants of Program. The data reveal that the practice of teaching by imitation is an effective approach, giving a lightness and pleasure to the learning of the piano.

 

Keywords. Piano teaching, Imitation teaching, Piano pearls.

.

 

 


Palavras-chave


Educação Musical, Pedagogia do piano, Ensino do Piano, Revisão de Literatura.

Texto completo: PDF