ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Relato de experiência da pesquisa-ação aplicada na disciplina Instrumento Complementar na Universidade Ceara
Wellington Freitas Viana

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


O presente trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina optativa Instrumento Complementar I da Universidade Federal do Ceara. A disciplina foi escolhida como universo de pesquisa do trabalho da dissertação de mestrado do autor do texto. O objetivo geral da pesquisa é compreender a influência da prática da aprendizagem musical informal na formação de professores de música. Foi utilizado os pensamentos sobre ensino tradicional de música e sobre os processos formativos da música popular dos autores Arroyo (2001), Couto (2008), Queiroz (2017), Pereira (2014, 2018) e Oliveira (2017). E para a abordagem metodológica foi utilizado o trabalho da autora Green (2012) sobre a Aprendizagem musical informal e o trabalho dos autores Simões e Feichas. Como resultados obteve-se uma abordagem que funciona como uma ferramenta de formação abrangente para que futuros professores de música possam explorar ainda mais suas competências e habilidades.

Palavras-chave


Aprendizagem musical informal, formação de professores, música popular.

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