ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
O Educador no Compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst
Luísa Campelo de Freitas, Adriana Lopes da Cunha Moreira

Última alteração: 2022-09-01

Resumo


O presente trabalho traz um enfoque na atividade composicional de Gustav Holst como meio para sua atividade como educador. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, visto que não há informações aprofundadas disponíveis em português. Paralelos entre os elementos biográficos levantados e o desenvolvimento profissional de Holst foram traçados, destacando procedimento musicais que são incluídos em suas composições conforme o desenrolar de suas pesquisas e experiências como regente e educador, tais como polimetria, politonalidade, modos, assimetria, entre outros. Na conclusão, estabeleceu-se uma interlocução entre a atuação musical de Holst como compositor, regente, educador e pesquisador, entrelaçados por sua visão democratizadora da arte.

Palavras-chave


Composição musical; Educação musical; Contexto histórico-social; Música do século XX; Gustav Holst.

Texto completo: PDF