ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
M&M: Relatos de experiência em uma prática interdisciplinar entre Música e Matemática
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


O presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de Graduação que teve como objetivo geral dar a conhecer a relação interdisciplinar estabelecida entre o ensino-aprendizagem musical e a Matemática, desenvolvida a partir de uma disciplina eletiva, implementada no ano letivo de 2018, nos seguintes níveis: Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual X, da cidade de X no estado da X. As informações aqui apresentadas são resultados de uma experiência vivenciada durante a ministração de aulas na disciplina eletiva M&M (Matemática & Música). Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar como os professores de Matemática e Música trabalharam os conteúdos musicais em abordagem interdisciplinar, descrever a metodologia utilizada e apresentar as atividades desenvolvidas em tal prática. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida utilizando como procedimentos de produção e análise dos dados: (1) pesquisa bibliográfica; (2) pesquisa documental; (3) observação participante; (4) entrevista semiestruturada; e (5) aplicação de questionário. Com essa investigação, tivemos oportunidade de conhecer o perfil, história, ideias, perspectivas, conhecimentos, etc., dos professores e alunos participantes das aulas na disciplina M&M e, assim, pudemos aprofundar nossas reflexões em torno da relação interdisciplinar entre esses dois campos de conhecimento.


Palavras-chave


Música e Matemática, Interdisciplinaridade, Ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF