ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Planejamento, execução e avaliação durante o aprendizado autorregulado: estudo multicaso com estudantes de flauta transversal
Leonardo Loureiro Winter, Vinicius Dias Prates

Última alteração: 2022-09-19

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar o planejamento, a execução e avaliação de sessões de estudo autorreguladas por estudantes brasileiros de flauta transversal. Os participantes, escolhidos por aceitação e disponibilidade em participar da pesquisa, foram 08 estudantes brasileiros de flauta transversal e participantes de um festival de música. Jorgensen (2004) identifica três etapas na prática autorregulada para um estudo eficiente: planejamento e preparação; execução e observação; e avaliação da sessão de estudo. A metodologia se processou por entrevista semiestruturada, onde foram levantados dados demográficos e rotinas de estudos nas sessões de estudo autorreguladas dos participantes. Como resultado, a pesquisa indica que os estudantes organizam o planejamento de suas sessões conforme necessidades identificadas como prementes e diretamente relacionadas às suas atividades diárias, porém, sem uma estruturação sistemática no planejamento e preparação. Na realização das atividades, além de fatores intrínsecos como motivação, concentração e auto avaliação, os estudantes relataram a utilização de ferramentas auxiliares como metrônomo, afinador e registros de áudio e vídeo para apoiar suas sessões autorreguladas. A avaliação posterior das sessões, geralmente realizadas mentalmente, carece de registros escritos e planejamento sistemático para as próximas sessões. Como conclusão, a pesquisa enfatiza a importância do planejamento, preparação e da utilização de estratégias flexíveis e variadas, conjuntamente com  avaliações sistemáticas e estruturadas que poderiam contribuir para uma realização mais efetiva na prática autorregulada.

 


Palavras-chave


Aprendizagem autorregulada; Estratégias de estudo; Prática; Flautistas

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