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Ensino de história da música no Brasil: reflexões sobre a perpetuação de cânones e colonialidades na formação e atuação do educador musical
Matheus Silva Rocha, Helena Lopes da Silva

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, intitulada “Ensino de História da Música no Brasil: impactos na formação e atuação do educador musical”. O trabalho apresenta reflexões sobre a perpetuação de cânones e colonialidades na formação e atuação do professor de música no Brasil e sua relação com o ensino de História da Música. Procura-se contribuir com estudos curriculares na área musical por meio da identificação de possíveis relações entre a presença e estruturação da disciplina “História da Música” - e similares - nos cursos de Licenciatura em Música de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras e a conservação de valores canônicos e coloniais na formação e atuação de alunos e egressos. O artigo parte da apresentação de problemáticas associadas ao ensino da disciplina, para então estabelecer um panorama acerca de sua presença e disposição nos cursos de licenciatura a partir da análise de dados provenientes de 71 projetos político-pedagógicos e matrizes curriculares. Promove-se uma exposição de pesquisas recentes que dialogam com o tema e, por fim, são levantados questionamentos pertinentes a respeito de conexões entre o ensino de História da Música e a perpetuação de cânones e colonialidades na formação e atuação do educador musical no Brasil.

Palavras-chave


Ensino de História da Música; Licenciatura em Música; Formação de Professores de Música; Decolonialidade

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