[Subárea] Composição e Sonologia
A utilização de técnicas minimalistas e da teoria do contorno no planejamento e composição da peça “XXX” para grupo de percussão | |
Flávio Fernandes de Lima, José Orlando Alves |
[Subárea] Educação Musical
Práticas de ensaio coral com adolescentes: A Score Animation enquanto recurso pedagógico | |
Eric Vinicius Aguiar Lana, Thays Lana Peneda Simoes |
Netnografando um curso online de guitarra elétrica: perspectivas e potencialidades na pesquisa em educação musical online | |
Alerson Donizete Oliveira, Vania Malagutti Loth |
[Subárea] Etnomusicologia
Rimando a cidade: das práticas sonoro-musicais de MCs na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) | |
Bruno Affonso Muck, Maria Elizabeth Lucas |
"Bom barulho da Baixada" no centro da metrópole: o Escritório da Transfusão como articulador de cenas musicais lo-fi | |
Gabriel Islaz Gonçalves Dos Santos, Maria Elizabeth Lucas |
Movimentos sonoros da afrodiáspora: sobre percursos musicais e estratégias identitárias entre as juventudes negras de Bagé/RS | |
Antoniel Lopes, Maria Elizabeth Lucas |
[Subárea] Música Popular
Joaquim Luíz de Souza e o trompete nos primórdios do Choro | |
Maico Viegas Lopes |
Dialetos: estudo interpretativo e adaptação do boi da baixada e do boi de zabumba para bateria | |
Leandro Barsalini, Leandro de La Cruz Lui |
As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade | |
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara |
[Subárea] Performance musical
Concerto para violino e orquestra de Alfredo Barros: uma Colaboração compositor-intérprete desde a gênese até a estreia. | |
André Albiergio Lima Couto, Alfredo Jacinto de Barros, Rucker Bezerra de Queiroz |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
Zé causando na pista: reelaboração musical para Violão 7 Cordas de aço | |
Guilherme Lamas Lamas |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
A narrativa do “violão vadio” e o conceito de instrumento-documento: uma sugestão teórico-metodológica | |
Fernando Llanos |
Na batida do Maracatu sergipano: transmissão musical e identidade cultural | |
Daniela Macedo Lima, Daniela Maria Ferreira |
Diálogos reflexivos entre Etnomusicologia e Educação Musical | |
Helena Lopes, Lúcia Campos |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
Um uso diferente da teoria dos conjuntos no jazz: a análise de uma composição do guitarrista Miles Okazaki | |
Rogerio Barroso Lopes |
Bicho Papão: Extemporização e Groove no Solo de Paulo Moura | |
Eduardo Lucas da Silva |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
Educação musical e relações étnico-raciais: Possibilidades e aproximações do debate sobre as relações raciais através do filme Black is King | |
Cleydson Luan Amancio de Lima |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
Recursos interpretativos do violinista Ricardo Herz em Ponteio (Edu Lobo/Capinam) | |
Victor Leandro Fernandes Lima, Adelcio Camilo Machado |
[Simpósio] ST-7. Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição
Cultura de tradição oral e desterritorialização: interlocuções musicais na cultura de tradição oral da Nação Xambá | |
Diogo Rodrigues Lopes Ferreira |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
Uma reflexão decolonial sobre práticas da educação musical: o ijexá na escola | |
Rogerio Barroso Lopes |
Mestre Laurene Ataíde: protagonismo feminino na produção, difusão e ativismo cultural da manifestação do Cordão de Pássaro na ilha de Caratateua- Belém/PA | |
Jorgete MAria Lago |
[Simpósio] ST-10. Musicalidades latino-americanas: práticas, fazeres e pedagogias
Prática coral em contexto latino-americano | |
Ederson marques de goes, Valéria Lüders |