Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Subárea:
 

[Subárea] Composição e Sonologia

Intuição e algoritmos na composição de duas peças para guitarra elétrica: a influência dos processos automatizados sobre as decisões criativas na composição auxiliada pelo Interpolador de materiais musicais PDF
Rogério Tavares Constante, Christian Lucas Teixeira, Rafaela Eduarda Haveroth
Considerações sobre a realização do curso de extensão Introdução à Composição Compartilhada PDF
José Orlando Alves, Diego Michel Coelho da Rocha, Uirá Garcia
Implicações criativas na composição auxiliada por um software interpolador de materiais musicais. PDF
Rogério Tavares Constante, Rafaela Eduarda Haveroth, Christian Lucas Teixeira
Desafios sonoros do repertório contemporâneo para flauta: praticando com a ajuda de descritores de áudio em tempo real PDF ()
Rodrigo Frade, Sérgio Freire, Caio Campos
A ideia do som: o projeto imagético como guia do processo de produção fonográfica PDF
Fernando Braga Campos, Sérgio Freire

[Subárea] Educação Musical

Educação musical online e semipresencial: organização, planejamento e oferta de cursos de instrumentos musicais. PDF
Rodrigo Souza Galvão, Júlio César de Melo Colabardini
A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) PDF
Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira
Conhecer a música: um empreendimento para a educação musical PDF
Renato de Carvalho Cardoso
Apropriações do conceito de habitus conservatorial na literatura em educação musical: uma análise nos anais da ANPPOM PDF
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Debora Andrade, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Sara Paraguassú Santos do Vale
Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças PDF
Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti
Referências musicais brasileiras para Regência Coral: a elaboração de uma apostila didática a partir de Choral Conducting (1976) de Eric Ericsson PDF
Paulo Celso Moura, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral
A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) PDF
Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira
Impactos da pandemia na formação continuada de professores de Artes/Música PDF
Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Déo de Freitas Júnior
Educação musical e Sociologia da infância no Brasil: uma relação emergente PDF
Sandra Mara da Cunha, Dhemy Fernando Vieira Brito, Sarah Gervásio Nascimento de Oliveira

[Subárea] Etnomusicologia

As Rodas de Choro em Goiânia (GO): motivações, locais de atuação e relações com o mundo do trabalho PDF
Lauriane Campos Barbosa, Magda de Miranda Clímaco
Lambadas das Quebradas Volume 1 – análises das primeiras obras de Mestre Vieira PDF
SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada
Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro PDF
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva

[Subárea] Música Popular

A clave como pivô na modulação métrica em Maracangalha gravada pelo Trio Corrente PDF
Eduardo Brasil Pereira Santana, Fernando Martins de Castro Chaib
Notas da ponta: apontamentos sobre a concepção melódica de Toninho Horta em contexto de acompanhamento PDF
André Carreiro
As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade PDF
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara

[Subárea] Performance musical

Gestos estilísticos e os parâmetros da performance practice em duas interpretações do Lundu Característico de Joaquim Callado XML PDF
Paula Cristina Cabral Martins
O idiomatismo na performance musical em estado da arte XML PDF
Rafael Mendes Ávila, Rogério Tavares Constante, Jean Carlos Gomes da Costa
Prática de conjunto enquanto laboratório para a elaboração de edições críticas: um estudo de caso PDF
Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande
A utilização da Trombeta no repertório camerístico de Osvaldo Lacerda: obras compostas entre 1954 e 1996 PDF
Daniel Moraes Cavalcante
O prefácio de L’art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812–1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo PDF
Juliana Coelho de Mello Menezes, Alberto José Vieira Pacheco
A relevância de fatores extrínsecos à partitura: análise para o auxílio à performance de Vent Nocturne, de Kaija Saariaho PDF
Cleverson Cremer, Tatiana Olivieri Catanzaro
Sonata para Piano Op. 21 de Fábio Neves: um relato de colaboração compositor-intérprete entre um casal de músicos PDF
Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Durval da Nobrega Cesetti, Tarcisio Gomes Filho
Estudo dos gestos corporais na performance da flauta transversal PDF
Ana Thereza Naback, Fernando Chaib
A Canção Sertaneja (1928) para piano solo de Camargo Guarnieri: abordagens técnico interpretativas a partir da concepção sonora do compositor e sua escrita polifônica PDF
Lorena Alves de Magalhães e Silva, Carlos Henrique Costa

[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)

Memória e cultura musical: a Sociedade Sinfônica Campineira (1929) no diálogo entre o presente e o passado PDF
Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira
O impacto das atitudes estéticas de Guerra-Peixe na obra para piano da fase nacionalista PDF
Ísis Natali Cardoso
A revolução maneirista e a iconografia musical do século XXI: a ambientação visual do concerto “Lettera Amorosa” baseada na estética de seu repertório PDF
Augusto Caymmi, Rafael Garbuio

[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)

O lugar de Esmeraldino Salles na memória do choro e da música paulista PDF
Felipe Siles Castro
Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro PDF
Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos

[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações

Diálogos reflexivos entre Etnomusicologia e Educação Musical PDF
Helena Lopes, Lúcia Campos

[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura

Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. PDF
Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa
New 'One-Man Band': poéticas interativas por mediação tecnológica nas obras de Pat Metheny e Jacob Collier PDF
Caio José Rodrigues Maciel, Fabiano Araújo Costa, Felipe Pessin Manzoli

[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico

Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música PDF
Valquiria Alexandre Camara, Beatriz Magalhães-Castro
Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música PDF
Valquiria Alexandre Camara

[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade

“Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga PDF
Roberta Carvalho Pereira Campos, Adelcio Camilo Machado
Resignação masculina? Reflexões sobre a canção Parado no bailão, de MC L da Vinte e MC Gury PDF
Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado
A música como trabalho no Brasil pré-pandemia: composição do mercado por tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade PDF
Rodrigo Heringer Costa

[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos

Uma musicologia feminista no Brasil da década de 1930: a biografia de Chiquinha Gonzaga por Mariza Lira PDF
Rodrigo Cantos Savelli Gomes