ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

Tamanho da fonte: 
Interações entre notação, performance e escuta: contribuições do repertorio didático de música contemporânea para piano
Joana Cunha de Holanda, Irene Porzio Zavala

Última alteração: 2020-12-19

Resumo


O artigo discute os resultados parciais da pesquisa "Práticas Interpretativas na Música para Piano da América Latina". Ciclos de peças didáticas para piano de Steiner (1962) e Paraskevaídis (1940-2017) foram trabalhadas com discentes de cursos superiores em música. A metodologia teve a observação do processo de supervisão dos estudantes como eixo, concebendo a investigação e a formação como parte do "mesmo processo de produção do conhecimento" (BRANDÂO; STRECK, 2006, p.266). Conclui-se a contribuição do repertório abordado para potencializar o que chamamos de "escuta expandida" a partir da experimentação de novas organizações psico-físicas em sua relação com o instrumento e a partitura, tomando contato com novas formas de organização musical e de percepção temporal.

Palavras-chave


Piano; Performance; Música contemporânea; Música latino americana; Educação musical.

Texto completo: PDF