Tamanho da fonte:
A obra musical em deriva: um debate a respeito do intérprete e sua atuação frente a diferentes formatos composicionais
Última alteração: 2020-12-19
Resumo
O artigo tem como objetivo debater a respeito do papel do intérprete no desenvolvimento morfológico da obra musical. Será estabelecida uma discussão a respeito de obra (GOERH, 1992; FOUCAULT, 1999, 2008; COOK, 2006; COSTA, 2016) e morfologia (CARON, 2011; COSTA, 2018) a fim de defender uma posição emancipatória do intérprete. Assim, também serão discutidas propostas práticas (MACHADO E ISHISAKI, 2013; LOBO, 2016; DOMENICI, 2012; BRAGNOLO, 2017) que buscam tensionar o papel do intérprete como sujeito reprodutor. Por fim investigaremos de que maneira torna-se possível desenvolver uma ação performática autônoma.
Palavras-chave
Obra musical. Intérprete. Morfologia.
Texto completo:
PDF