ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

Tamanho da fonte: 
Os primeiros movimentos das Sonatas op.7 nº 3 e op.8 nº1 em Sol Menor de Clementi (1782) e suas relações entre Forma, Schemata e Estilo Galante
Ernesto Hartmann, Juliano Dinelli

Última alteração: 2020-12-20

Resumo


Resumo: O presente trabalho investiga nas Sonatas op.7 nº3 e op.8 nº1 do compositor Muzio Clementi as relações entre Forma e Schemata (Gjerdingen, 2007) visando verificar o emprego destas estruturas e as interações entre Schemata de funções tanto similares como distintas. Para tal, propõe uma análise que articula as estruturas formais dos primeiros movimentos de cada obra com as Schemata, tendo como referencial teórico Gjerdingen, Rice (Schemata) e Caplin (Forma). O trabalho constitui-se de introdução com uma breve contextualização da biografia de Clementi e delimitação do objeto, o contexto da composição das obras, as definições dos conceitos pertinentes, as análises dos movimentos e as considerações finais que apontam para o emprego sistemático das Schemata e a interação/mescla de protótipos de distintas funções com impactos formais na obra.

 


Palavras-chave


Muzio Clementi; Estilo Galante; Schemata; Sonata op.7 nº3 para Piano em Sol Menor de Muzio Clementi; Sonata op.8 nº1 para Piano em Sol Menor de Muzio Clementi.

Texto completo: PDF