Tamanho da fonte:
Atividade musical na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas no século XX: uma abordagem a partir do patrimônio musical documental e organológico
Última alteração: 2020-12-19
Resumo
Dentre as diversas entidades custodiadoras de acervos musicais, os hospitais talvez sejam os menos óbvios. Diversas instituições de saúde possuem capelas, nas quais houve ou ainda existe atividade musical. Neste trabalho, busca-se compreender as práticas musicais na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas-RS, a partir do patrimônio musical documental, organológico e espacial, de acordo com a taxonomia de Ezquerro Esteban: documentos musicográficos, instrumentos musicais, rádio, discos de vinil e aparelhos para sua reprodução. Os resultados apontam para o repertório dos serviços religiosos, mas também para a reprodução de fonogramas como resultado das sociabilidades cotidianas do cuidado aos enfermos.
Palavras-chave
Patrimônio musical e práticas musicais do passado. Instituições hospitalares. Música religiosa – Igreja Católica. Congregações religiosas no Brasil. Harmonium.
Texto completo:
PDF