ST1 - Acervos Musicais Brasileiros
| O acervo da banda em revisão | |
| NIRA AZIBEIRO POMAR |
ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados
| Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) | |
| Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins |
ST4 - Música e Cultura Digital
| Educação musical, YouTube e Cultura Participativa: Revisão de literatura de uma pesquisa em andamento | |
| Lucas Benjamin Potiguara |
ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
| Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão | |
| Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco |
ST6 - Música no contexto amazônico
| Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero | |
| Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza |
SA1 - Composição e Sonologia
| Compondo performances: explorando outras expressividades em performances musicais | |
| Caio Costa Campos, José Henrique Padovani |
| Escuta informada por descritores de áudio na composição instrumental | |
| Júlio Guatimosim, José Henrique Padovani |
| A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões | |
| George Cristian Vilela Pereira, Marcos da Silva Sampaio |
| Modularities in interactive music: a case study in the piece XXXXXXXXXXXX (2023) for cello and live electronics | |
| Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, José Henrique Padovani |
| Experimentalismo musical do Nordeste | |
| Marco Pinagé, Valério Fiel da Costa |
| Notas sobre a escuta (e colaboração na educação) | |
| Daniel Fils Puig |
| Composição musical e intertextualidade: aspectos da remissão em um experimento composicional | |
| Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade |
SA2 - Educação Musical
| Colonização na educação musical?: uma análise do ensino de piano à luz da colonialidade | |
| Géssica Purcino, Douglas Purcino |
| A embocadura no trompete fundamentos teóricos e abordagens pedagógicas nas perspectivas de Farkas e Hickman | |
| Rafaella Goi Pereira |
| Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento | |
| Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo |
| Um bom professor de música: uma análise das percepções de licenciandos mineiros | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
| Conteúdo programático dos cursos de trompete erudito dos conservatórios de São Paulo: uma análise | |
| Wellington de Sousa Pinto, Maico Viegas Lopes |
| Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil | |
| Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior |
| O Ensino de Piano e o Transtorno do Espectro do Autismo | |
| Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi, Natália Nunes, Kassia Emmerich |
| O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha | |
| fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL |
| A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa | |
| Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel |
SA3 - Etnomusicologia
| Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe | |
| Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel |
| Un diablo amable y juguetón, personaje clave para conservar una tradición. | |
| Jorge Alberto Paz |
SA4 - Música Popular
| A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca | |
| Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel |
SA5 - Performance Musical
| Performance, gênero e identidade: um relato sobre me reconhecer como percussionista | |
| Tamiê Pages Camargo |
| Suíte IV em sol maior de Silvius Leopold Weiss para alaúde, ao violão: processos de adaptação, aspectos técnico-idiomáticos e escolhas interpretativas | |
| Igor Araújo Pereira, Luciano Hercílio Alves Souto |
| O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição | |
| Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos |
| Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical | |
| Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas |
| A filosofia da diferença na relação entre ambientes e performance musical com instrumentos de cordas friccionadas | |
| Marta Martins Pederiva, Natália Cristina Pinheiro Dantas |
| Técnicas estendidas no repertório solista do contrabaixo acústico | |
| Natalia Cristina Pinheiro |
| Uma aula com Keith de Léa Freire | |
| Heriberto Cavalcante Porto |
SA6 - Musicologia
| Música como virtualização da linguagem | |
| Silas Luz Palermo Filho |
SA7 - Teoria e Análise Musical
| Análise das figuras de retórica nos dois primeiros movimentos da cantata Ad Manus (BuxWV75/3) de Dieterich Buxtehude | |
| Pedro Seara Pastor, Laura Tausz Rónai |
| A relação entre o idiomatismo no violão e a construção melódica nas canções de Guinga | |
| João Victor Castro Chequetto, Hellem Pimentel |
| Forma e textura no primeiro movimento da Sinfonia em Dó (1940) de Igor Stravinsky: relações com a textura em obras de Mozart e Beethoven | |
| Daniel Paes de Barros |
| Ricercares polifônicos renascentistas: ferramentas e análises | |
| Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Pupo Nogueira, Gabriel Canos Massolini |
SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica
| O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana | |
| Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia |
| Trois Chansons pour chœur mixte sans accompagnement (1914-1915) de Maurice Ravel (1875-1937): contexto de produção, versões e elementos relevantes a performance | PDF () PDF |
| WILLIAN GOMES PEDROZO, DANIELI VERÔNICA LONGO BENEDETTI |