ST7 - Música Popular e Interdisciplinaridade
| O funk lésbico: análise interdisciplinar de uma etnografia sobre sonoridade, poética e corpo | |
| Raquel Mendonça Martins |
| Canção do Sal: semiótica e transitividade | |
| Roberta Carvalho Pereira Campos, Regina Machado |
| A tradição dos cantautores na música popular brasileira | |
| Lienne Aragão Lyra, Flavio de Souza Melo |
ST9 - O trabalho no campo da música no Brasil
| A regularização da profissão de músico – uma trajetória de luta | |
| Anne Meyer |
SA1 - Composição e Sonologia
| Reverberação como ferramenta técnica e estética: breve histórico e desafios de seu uso em áudio multicanal | |
| Fellipe M Martins, Sérgio Freire |
| Interações indisciplinares na livre improvisação: processos de (des)(re)construção de ressonâncias poéticas | |
| Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Esteves |
| Aspectos do gesto cênico-musical na interação entre texto e música na composição | |
| Antonio Luiz Drummond Miranda, José Orlando Alves |
| Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas | |
| Alexandre Sperandéo Fenerich, Bruna Saraiva Melo, Arthur Murtinho |
| Por uma definição de transcriação musical a partir de Haroldo de Campos | |
| Flavio Henrique Monteiro Gomes |
| Bases teóricas para entender el concepto de topofilia en el marco de la composición de música electroacústica. | |
| Juan Diego martinez alvarez |
| O efeito priming texto-música e seu emprego na peça Ponto único da mente | |
| Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu de Camargo Piedade |
| Especificação de sistemas composicionais híbridos a partir da intertextualidade por modelagens | |
| Ana Maria Galvão Miccolis |
| Co-criação em ambiente virtual: O processo colaborativo entre compositor e intérprete na criação de obra eletrovocal | |
| Ivan Eiji Yamauchi Simurra, Doriana Mendes |
| O Compositor na sala de ensaios: Relato de experiência na formação de agentes em música-teatro | |
| Marcus Mota |
SA2 - Educação Musical
| O conservatório mediante a corporalidade musical e os estudos de gênero | |
| Hugo Romano Mariano, Jorge Luiz Schroeder |
| A música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente | |
| Francielly Keyse Martins Fernandes, Weliton Corte Marques, Ana Cláudia de Oliveira Freitas |
| Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais | |
| Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães |
| Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento | |
| Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo |
| Análise Situacional: uso e desdobramentos metodológicos em Educação Musical | |
| Mônica Luchese Marques, Teresa Mateiro |
| O professor- pesquisador: reflexões sobre a pesquisa no Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes | |
| Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Cezar Augusto Xavier Borgatto, Tatiane Conceição da Silva Romeu, Maria Luiza Volpini de Mendonça |
| Apontamentos sobre a Cartografia e a pesquisa em Educação Musical com crianças | |
| Fabrício Malaquias-Alves |
| A voz como recurso didático para o ensino de músicas audiotáteis | |
| Felipe Pessin Manzoli, Celso Garcia de Araújo Ramalho |
| A teoria do domínio sonoro e sua aplicação no ensino da composição musical: relatos de uma experiência | |
| André Codeço, Antônio Nogueira Neto, João Victor Pinto Prazeres Moura, Lucas Azevedo Manhães |
| Educação vocal é um fenômeno culturalmente situado. Reflexões pedagógicas para o ensino dos cantos de música popular brasileira. | |
| Simone Franco Valle, Joana Mariz |
| Aspectos do processo de ensino-aprendizagem dos cantos de música popular brasileira perspectivas práticas e uma proposta de implementação pedagógica | |
| Simone Franco Valle, Joana Mariz |
| Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música | |
| Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
| Educação musical em diálogo com a etnomusicologia na formação inicial de professores/as de música | |
| Wanderson Santos Matias do Monte, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
SA3 - Etnomusicologia
| A atuação e as relações de trabalho de Paulo Moura como músico profissional | |
| Robert Moura |
| “Além do mar cruel...”: Canção do Mar e a neomercantilização do ethos da saudade portuguesa | |
| Caio Felipe Gonçalves Mourão |
SA4 - Música Popular
| Possibilidade de uma ontologia da canção a partir do violão de Gilberto Gil | |
| Bruno Yukio Meireles Ishisaki |
| Desvendando vozes, descobrindo dúvidas: o cenário dos violeiros repentistas em Paulistana - PI | |
| Matias Rodrigues Silva, Ana Raquel Sousa, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues |
| Entre cordas: reflexões sobre o Candombe ao violão no processo criativo de Bateu de Mateus Porto e Juliano Guerra | |
| Mateus Porto Moraes |
SA5 - Performance Musical
| Questões interpretativas relacionadas a três títulos da literatura pianística francesa apresentados nos salões da Société Nationale de Musique-SNM e da Société Musicale Indépendante-SMI | |
| Danieli Verônica Longo Benedetti, Lorraine Gregório de Oliveira, Liz Helena Minadeo, Ana Carolina Gouveia |
| O cancioneiro inédito de Nivaldo Santiago: caderno de partituras e análise interpretativa | |
| Thales Tácito de Oliveira Almeida, Veruschka Bluhm Mainhard |
| Projeto “Compositoras no acervo de partituras Hermelindo Castello-Branco”: pesquisa biográfica e catalogação das canções de câmara de Nênia Fernandes | |
| Gisele Pires Mota, Sarah Jadyna |
SA6 - Musicologia
| A crítica musical do repertório lírico apresentado no teatro Santa Izabel na cidade de Desterro (SC) entre 1880 e 1885 | |
| MARCELE PEDROTTI MENESES, Marcos Holler |
| O repertório musical presente em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino: catalogação e experimentação prática com um conjunto de flautas doces | |
| Paula Andrade Callegari, Carlos Augusto Vieira Lisboa, Ana Roberta Fonseca Gregório, Isabele Martins dos Reis, Maria Eduarda Gomes Martins |
| Revitalização do Arquivo Histórico da Associação Musical de Ribeirão Preto: perspectivas e realizações | |
| Isabelle Teixeira Mussalam, Gisele Laura Haddad |
| Mulher, artista expatriada e mulata: discursos sobre a trajetória de Maria D’Apparecida em revistas e jornais brasileiros | |
| Lorena Pires Adão, Fernando de Oliveira Magre |
| Música na revista O Pasquim no ano de 1973: O crítico Júlio Hungria | |
| André Acastro Egg, Matheus de Souza Moro |
| Retórica, performance e música: aproximações à poética audiofocal António Vieira | |
| Marcus Mota |
| Programas de concerto como fonte de pesquisa em musicologia | |
| Adriano de Castro Meyer |
| Uma proposta de modelo analítico para música-teatro e sua aplicabilidade ao repertório brasileiro | |
| Fernando de Oliveira Magre |
| Grindnoise Sergipano nos anos 80 e 90: Perspectivas sonoras, metodologias e redes de sociabilidade na construção de uma cultura musical. | |
| Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa |
SA7 - Teoria e Análise Musical
| Maialib: uma biblioteca de funções para musicologia e análise musical assistida por computador | |
| Nycholas Maia |
| Procedimentos miméticos em Doppelbelichtung de Carola Bauckholt | |
| Thiago Diniz Gonzaga de Lima, Igor Leão Maia |
| Transcrição como “transcriação”: uma análise de Zwei Liszt-Transkriptionen de Heinz Holliger | |
| Igor Leão Maia, Samuel Araújo Alves |
| Ricercares polifônicos renascentistas: ferramentas e análises | |
| Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Pupo Nogueira, Gabriel Canos Massolini |