ST1 - Acervos Musicais Brasileiros
| Arquivos musicais como agentes de revitalização da memória social: o caso do arquivo Mater Verbi | |
| Jéssica Wisniewski Dias |
| Acervo José Pascoal Guimarães: Resgate de obras e compositores | |
| Roger Deboben Schena, Fernando Araújo de Paula |
| Mapeamento de possíveis acervos musicais em duas cidades do Maciço de Baturité e estudo exploratório no Mosteiro dos Jesuítas | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte |
| O arquivo familiar da mestra Iracema Oliveira, em Belém do Pará: estudo exploratório e uma proposta de tratamento | |
| Sâmela Cristina de Souza Jorge, Fernando Lacerda Simões Duarte |
ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados
| O Canto Coral na perspectiva da Educação Musical Especial | |
| Gabriela Dantas Lopes, Ingride Miranda da Silva Narciso |
| Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) | |
| Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins |
ST4 - Música e Cultura Digital
| Depurando o Underground: artistas independentes capacitando-se em produção musical com software livre | |
| Julio Cesar de Sousa, Flávio Luiz Schiavoni |
ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
| Rap nas escolas: perspectivas e possibilidades a partir da Batalha do Feira VI | |
| Vanessa Da Silva Batista, Luan Sodré de Souza |
ST7 - Música Popular e Interdisciplinaridade
| Eliane Elias: uma narrativa bibliográfica em construção | |
| Isac Rodrigues de Almeida |
ST9 - O trabalho no campo da música no Brasil
| “Cuidado colega”: relatos iniciais de uma pesquisa sobre o trabalho de musicistas de choro, em Recife | |
| Leandro Montovani da Rosa |
| Estudante de graduação em música no IVL/UNIRIO e musicista profissional: considerações sobre conflitos entre essas duas condições | |
| Dora Lins e Silva Daydé, Gabriel Bittencourt Azevedo, Gabriel Ribeiro Veras |
| Tecidos e tessituras: a música sinfônica, trabalho e imigração | |
| Breno Ampáro, Júlia Donley |
ST10 - (Re)construção de passados musicais no Brasil antes de 1889
| Repertório musical abolicionista (1880-1882): subsídios para descortinar aspectos de um passado musical | |
| Márcia Carnaval de Oliveira, Bartolomeu Wiese Filho, Celso Garcia de Araújo Ramalho |
| A música de câmara brasileira para saxofone e piano: os primórdios do saxofone no Brasil Império | |
| Paulo Eduardo Souza de Almeida, Mauro Camilo de Chantal Santos |
SA1 - Composição e Sonologia
| Experimentalismo musical do Nordeste | |
| Marco Pinagé, Valério Fiel da Costa |
| Aplicação composicional da kenosis de Bloom por meio da Modelagem Sistêmica | |
| Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira |
| Gesto-impureza: a multidisciplinaridade em Pendulum Phase | |
| Arthur Zucchi Boscato, Guilherme Sauerbronn de Barros |
| Classes de conjuntos e técnicas de concatenação na composição pós-tonal: um estudo de caso da obra Buracos | |
| Wesley Silva Dantas, Francisco Ernani de Lima Barbosa |
| O efeito priming texto-música e seu emprego na peça Ponto único da mente | |
| Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu de Camargo Piedade |
| Uso de sintetizadores analógicos como estratégias de ensino-aprendizagem em música eletroacústica | |
| Felipe de Almeida Ribeiro, Charles Klippel Neimog, Ricardo Thomasi |
| Associações referenciais como base para o planejamento composicional de obras musicais | |
| Liduino José Pitombeira de Oliveira |
SA2 - Educação Musical
| A música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente | |
| Francielly Keyse Martins Fernandes, Weliton Corte Marques, Ana Cláudia de Oliveira Freitas |
| A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal | |
| Janice Vallo Dias da Silva, Edilson Assunção Rocha |
| Programa Música na Rede: participação de grupos musicais em eventos de integração sociocultural em escolas do estado do Espírito Santo | |
| Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
| Formação e atuação do(a) professor(a) de música egresso(a) do curso de Mestrado Profissional em Artes, em Rede Nacional– ProfArtes da XXXXXX: um mapeamento | |
| Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Talía Vieira da Silva |
| O professor- pesquisador: reflexões sobre a pesquisa no Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes | |
| Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Cezar Augusto Xavier Borgatto, Tatiane Conceição da Silva Romeu, Maria Luiza Volpini de Mendonça |
| Avaliação e validação do fixador dos dedos no arco de violino e viola: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical de pessoas autistas e pessoas neurotípicas | |
| Áureo Déo de Freitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Douglas R. P. Rondon, Arlindo Alves de Aguiar Júnior, Adriano Prazeres de Miranda |
| Construção profissional dos licenciandos em Música de Feira de Santana: uma investigação a partir da Iniciação à Docência - PIBID | |
| Gabriela Magalhães Silva, Cláudia Elisiane Ferreira Dos Santos |
| Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa | |
| Cláudio da Costa Trindade, Jessika Rodrigues da Silva, Anielson Costa Ferreira, Ozian de Souza Saraiva, Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Rafael da Costa Ferreira, Sandreson Marcelo Pereira da Silva |
| Aprendendo a tocar fole: processos de aprendizagem da sanfona de oito baixos em Serra Talhada e Sertânia-PE | |
| Ítalo Fernandes da Silva |
| A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa | |
| Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel |
| Ensino de violino na educação cristã clássica | |
| Juliana Mendonça de Almeida |
| Processos de criação melódica como ferramenta para o desenvolvimento da escrita musical | |
| Eduardo Dias de Barros Filho |
SA5 - Performance Musical
| Questões interpretativas relacionadas a três títulos da literatura pianística francesa apresentados nos salões da Société Nationale de Musique-SNM e da Société Musicale Indépendante-SMI | |
| Danieli Verônica Longo Benedetti, Lorraine Gregório de Oliveira, Liz Helena Minadeo, Ana Carolina Gouveia |
| A perspectiva timbrística na interpretação do repertório para violão do século XIX | |
| Jéfrey Antônio de Andrade |
| Limiares de erro no atendimento das demandas da obra: uma análise da performance do Ícone de Jean-Pierre Caron | |
| Valério Fiel da Costa |
| O Ensino da Dicção em línguas estrangeiras: reflexões e propostas para a elaboração da transcrição fonética dirigida a cantores brasileiros | |
| Veruschka Bluhm Mainhard, Zelma Amaral da Rosa |
| Considerações sobre articulação, polifonia, e performance no desenvolvimento de uma edição prática para a sonata para violino e contrabaixo (1924) de Arthur Lourié (1892-1966) | |
| Lourenço De Nardin Budó, Cláudia Silva do Amaral |
| Relojerías Sensibles de Juan Trigos: uma análise estrutural e performática | |
| Geraldo Leite da Costa Neto |
| Caminhos para construção de temporalidade em música | |
| Gabriel Ferraz da Silva |
| O processo colaborativo intérprete-compositor na composição do Estudo Brasileiro para oboé solo | |
| Maria José Santos, Ravi Shankar Magno Viana Domingues |
| A filosofia da diferença na relação entre ambientes e performance musical com instrumentos de cordas friccionadas | |
| Marta Martins Pederiva, Natália Cristina Pinheiro Dantas |
| Suíte juvenil de Calimério Soares: sambinha ao piano e desenvolvimento de habilidades em nível intermediário | |
| Vitoria Karollyne da Silva Rufino |
| Projeto de aperfeiçoamento e capacitação em performance musical: análise do impacto das ações propostas na performance musical dos participantes | |
| Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Ravi Shankar Magno Viana Domingues |
| A prática do movimento na performance à partir da relação cantor-pianista colaborador: um estudo de caso da obra Scenas Coloniaes 1870 de Heckel Tavares | |
| Silas Barbosa de Oliveira |
| A influência intertextual como elemento-chave na performance de MarPROchaKOFIEV das Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan | |
| Luan Anselmo de Lima, Joana Cunha de Holanda |
| Saudade: edição e comentários interpretativos de uma canção manuscrita para canto e piano de Ernani Braga (1888-1948) | |
| Daniel Almeida de Medeiros |
SA6 - Musicologia
| Práticas musicais de um centenário: o Teatro Carlos Gomes no centenário de Blumenau (SC) | |
| Camila Werling, Márcia Ramos de Oliveira |
| De onde vem essa música?: um mapeamento de programações da OSUSP entre 1976-2019 | |
| João Batista Carvalho de Brito Cruz, Fábio Cury |
SA7 - Teoria e Análise Musical
| Bodily devices, dialectical procedures and processuality of material in Helmut Lachenmann's Salut für Caudwell, for two guitarists | |
| Artur de Melo Miranda Azzi, Rogerio Vasconcelos Barbosa |
| Prerrogativas do arranjo musical: Diálogos musicais entre Beatles e Luciano Berio na canção Michelle | |
| FELIPE MENDES DE VASCONCELOS, Jessé Gomes Sousa |
SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica
| Eventos musicais híbridos no Brasil: futuro e inovação no discurso midiático | |
| Vinícius Galant da Rosa |