ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
| Pensamento afrodiaspórico e educação musical: reflexões e diálogos numa construção plural para o ensino da música | |
| Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
ST9 - O trabalho no campo da música no Brasil
| Estudante de graduação em música no IVL/UNIRIO e musicista profissional: considerações sobre conflitos entre essas duas condições | |
| Dora Lins e Silva Daydé, Gabriel Bittencourt Azevedo, Gabriel Ribeiro Veras |
| Tecidos e tessituras: a música sinfônica, trabalho e imigração | |
| Breno Ampáro, Júlia Donley |
SA1 - Composição e Sonologia
| Palhetada alternada no violão: elementos para a compreensão de sua dinâmica | |
| Augusto Armondes, Sergio Freire |
| Colaboração e pandemia: invenção de modos de fazer música | |
| Giovanna Lelis Airoldi |
| Interações indisciplinares na livre improvisação: processos de (des)(re)construção de ressonâncias poéticas | |
| Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Esteves |
| Aspectos do gesto cênico-musical na interação entre texto e música na composição | |
| Antonio Luiz Drummond Miranda, José Orlando Alves |
SA2 - Educação Musical
| Sobre avaliação em música na educação básica: uma análise das bases que sustentam a literatura publicada no Brasil | |
| Fernanda Gomes de Amorim |
| Comunidade de prática e aprendizagem musical: uma revisão de artigos, teses e dissertações brasileiras | |
| Lucila Prestes de Souza Pires Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
| Planejamento de arranjo para grupos vocais e corais: análise a partir da bibliografia especializada | |
| Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza |
| A música e masculinidades na adolescência: estado da arte | |
| Laiana Moraes Azevedo |
| Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil | |
| Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior |
| Levantamento de tecnologias para a aprendizagem de teoria e percepção musical no ensino superior: editores de partitura e DAWs | |
| Darcy Alcantara Neto |
| A música na educação básica no município de Itabirito/ MG | |
| Nádia Leocádio Campos, Fernanda Sampaio Almeida |
| O ensino do violão no Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”: Diretrizes educacionais e princípios filosóficos da educação musical | |
| Marcelo Túlio Azevedo |
| Contribuições de recursos digitais para a disciplina Linguagem Musical: possibilidades para a ampliação do repertório | |
| Darcy Alcantara Neto |
| Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música | |
| Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
| O pioneiro ensino do violinista Cézar Wulhynek no Estado de Mato Grosso e sua intuitiva e eclética pedagogia | |
| Ney Alves de Arruda |
| A pesquisa sobre a pedagogia vocal no Brasil: um breve panorama | |
| Viviane Alves Kubo, Karolyne Liesenberg |
SA3 - Etnomusicologia
| Musicando as margens: violências de gênero e suas intersecções com classe e raça em escolas de música do Rio de Janeiro e São Paulo | |
| Graziela Bortz, Beatriz Senoi Ilari, Beatriz Abade, Giullia Asmann Knothe |
| Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe | |
| Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel |
| O frevo instrumental de Tia Amélia e o descompasso No Passo da história | |
| Maria José dos Santos Altino, Maria Aida Falcão Santos Barroso |
SA4 - Música Popular
| O Processo da pesquisa de "As Baquetas": Peça para várias caixas com bordões | |
| Rafael Cleiton Alexandre |
| “Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal | |
| Felipe José Oliveira Abreu, Wadrian Alefe, Sérgio Freire |
| “Regional de pandeirista!”: Pernambuco do Pandeiro e seu regional | |
| Paola Almeida Andrade |
| Confidências do acervo da rádio Inconfidência: pesquisando o choro em Belo Horizonte | |
| Lúcia Campos, Paola Andrade, Márcio Reis, Mara Souza |
SA5 - Performance Musical
| O impacto das dores e lesões nas práticas interpretativas e a importância da criticidade e do olhar artesanal no estudo instrumental | |
| Douglas Henrique Lemes, Alfeu Rodrigues Araújo Filho |
| Investigações sobre performance colaborativa do(a) maestro(a) na atualidade: uma breve revisão de literatura. | |
| Katarine de Sousa Araújo |
| Uma abordagem poético-musical da Seresta nº1 Pobre Cega de Heitor Villa-Lobos: uma proposta interpretativa | |
| José Eduardo de Souza Hue, Ana Paula da Matta Machado Avvad |
| O estilo bossa nova: uma abordagem a partir da teoria de Ratner | |
| Leonardo Amorim, Flavio Barbeitas |
| A canção de câmara Evocação de Luiz Melgaço (1903-1983) sobre poema de Nilo Aparecida Pinto (1914-1974): análise e edição | |
| Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos, Myrian Ribeiro Aubin, Patrícia Cardoso Chaves |
| José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível | |
| Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino |
| O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição | |
| Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos |
| O cancioneiro inédito de Nivaldo Santiago: caderno de partituras e análise interpretativa | |
| Thales Tácito de Oliveira Almeida, Veruschka Bluhm Mainhard |
| A reflexão como potencializadora de competências autorregulatórias na prática musical em um estudante de música | |
| Adailson Cássio da Silva Araújo, Marcos Vinícius Araújo |
| Fatores pessoais e contextuais na prática musical de estudantes de violão do ensino superior e sua relação com a experiência de fluxo | |
| Marcos Vinícius Araújo, Matias Iván Bopp |
| A Autoetnografia e a Heutagogia: contribuições no desenvolvimento do processo de autoensino e da aprendizagem no trompete | |
| Jefferson Roberto Anastácio, Paulo Adriano Ronqui |
SA6 - Musicologia
| Música brasileira em 78 rpm no arquivo do Rádio Clube de Moçambique (1932-1974): o espaço sonoro como política colonial | |
| Maya Suemi Lemos, Pedro Aragão, Cristiano Tsope |
| Mulher, artista expatriada e mulata: discursos sobre a trajetória de Maria D’Apparecida em revistas e jornais brasileiros | |
| Lorena Pires Adão, Fernando de Oliveira Magre |
SA7 - Teoria e Análise Musical
| Referencialidade extrínseca como parâmetro de análise em música acusmática: uma proposta metodológica | |
| Gustavo Arima |
| Transcrição como “transcriação”: uma análise de Zwei Liszt-Transkriptionen de Heinz Holliger | |
| Igor Leão Maia, Samuel Araújo Alves |