Última alteração: 2023-12-14
Resumo
Sabendo das dificuldades que pessoas com Autismo encontram diante do aprendizado musical, os presentes pesquisadores objetivaram construir e aprimorar uma tecnologia assistiva com a temática fixador de dedos para estudantes de violino e viola para validação entre professores violinistas e/ou violistas, músicos violinistas e violistas, e estudantes violinistas e violistas. Os participantes selecionados para avaliarem o dispositivo foram pessoas neurotípicas do gênero masculino e feminino: (a) professores de violino e/ou viola, (b) musicistas violinistas e violistas, e discentes violinistas e violistas. No presente estudo realizou-se uma investigação não paramétrica, adotando testes Análise Exploratória de Dados, Teste U de Wilcoxon-Mann Whitney e Teste G, que não estabelecem pressupostos sobre a distribuição dos dados. Pesquisadores verificaram que (a) durante a Análise Exploratória de Dados todos os 8 itens as médias das notas foram igual ou maiores que 4, (b) durante a aplicação do Test U de Wilcoxon-Mann Whitney constatou-se que todos os níveis significativos (p-valor) foram maiores que 5% (0,05) e (c) durante a aplicação do Test G verifica-se que os níveis significativos dos 8 itens foram maiores que 5% (0,05). Os achados dessa investigação demonstram um elevado índice de concordância entre os três grupos de avaliadores, durante as verificações da Satisfação dos Usuários diante do Fixador de dedos para estudantes de violino e viola, atestando a qualidade do dispositivo avaliado, demonstrando que possa ser uma tecnologia assistiva, possivelmente universal.