SA-1. Composição e Sonologia
| Tavinator 1.0: identificação do sistema composicional de Tavinho Moura e modelagem computacional de um protótipo gerador de canções tavinianas. | |
| Marcio Giachetta Paulilo, Silvio Ferraz Mello Filho |
| Som e Música como elementos narrativos em Era uma Vez no Oeste (1968): análise da primeira sequência do filme. | |
| Marina Marcon Moreira, Rogério Vasconcelos Barbosa |
| Programação de um sensor inercial com 6 graus de liberdade e seu uso na exploração gestual da performance musical | |
| Augusto Armondes, Caio Campos, Eduardo Martins, Marcos Alves, Sérgio Freire |
SA-2. Educação Musical
| O ensino de música na rede estadual de Minas Gerais durante a pandemia: um estudo curricular dos Planos de Estudos Tutorados (2021) | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Débora Andrade, Vinícius Alves Maciel, Amanda Martins Barbosa, Silvana Silva Pereira, Sara Paraguassú Santos do Vale |
| O corpo no ensino de canto: uma discussão a partir de cinco artigos brasileiros | |
| Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
| Estado de conhecimento sobre canto coral na Revista da Abem e na Revista OPUS entre 2012 e 2021 | |
| Hugo Bautz Küster, Rafael Prim Meurer, Jucélia da Cruz Estumano, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
| Educação musical "com" e "para" as crianças: diálogos com as culturas da infância | |
| Fabrício Malaquias-Alves, Helena Lopes da Silva |
| Avaliação do paper prototyping de aplicativo mobile MOVE como facilitador para o desenvolvimento de pesquisa de estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras | |
| TARSILLA CASTRO RODRIGUES DA SILVA, Jessika Rodrigues da Silva, AUREO DEO DEFREITAS JÚNIOR, KATIA REGINA SABEL MOTA |
| Piano na pandemia: relato de experiência nas aulas de piano online | |
| Bruna Santos Miranda |
| Características de cursos de Licenciatura em Música na região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará | |
| Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira, Paula Gabriela Martins, Larissa Rayane de Morais Dias, Daniel Augusto de Lima Mariano, Renan Colombo Simões |
| Dimensões Políticas da Prática e Formação Musical: Perspectivas a Partir de um Estudo Bibliográfico | |
| Fábio Henrique Gomes Ribeiro, ARIEL QUEIROZ ALMEIDA, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
| Música das crianças: Donald Pond e suas notas de observação na Pillsbury Foundation School (1937-1948) | |
| Tamya Moreira |
| A implementação metodológica de pesquisa sobre a educação musical para crianças e jovens com necessidades educacionais específicas em Minas Gerais | |
| José Soares, Maria Odília de Quadros Pimentel, Luana Soares Pereira, Marcelo Soares Martins |
| Ensino de bateria online: A perspectiva dos alunos sobre a utilização das TDIC | |
| Adriel Correia Amâncio, Paulo Marins |
| Canto coral em tempos de pandemia: narrativas de professores e alunos sobre a experiência de cantarem durante um contexto pandêmico | |
| Daniel Souto de Moraes |
| Formação do professor de piano em grupo: uma pesquisa-ação à luz da autorregulação da aprendizagem | |
| Dayse Gomes Mendes |
| Uma revisão sistemática sobre música e comportamento pró-social | |
| Célio Diniz Ribeiro Junior, Flávia Cristina Santos da Paz, Marília Soto Marcicano, Lívia Helen Martins |
| O conceito de juventudes: quem são os jovens do Guri | |
| Nicole Reis, Vania M |
SA-3. Etnomusicologia
| O funk lésbico: tecnologia e corpo construindo um Musicar Local | |
| Raquel Mendonça Martins |
| Tópicos Especiais em Etnomusicologia: experiências a partir do trabalho de campo | |
| Tainá Magalhães Façanha, Renan Jorge Melo, Álefe Davi Oliveira Ribeiro |
SA-4. Música Popular
| Os sentidos revelados em Canção do Sal na performance vocal de Elis Regina e Milton Nascimento | |
| Roberta Carvalho Pereira Campos, Regina Machado |
| Voz, violão e expressões artísticas: considerações sobre algumas cantoras violonistas da música popular brasileira | |
| Ana Lis de Nobrega Marum, Regina Machado |
| Octávio Dutra e o grupo Terror dos Facões: transcrição, edição, análise e performance historicamente orientada como prática de pesquisa em música popular | |
| RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Raul Costa d´Avila, Lucas Borba da Silveira, Gustavo Fleury Fina Mustafé, Daniel Ortiz de Ortiz |
| A obra de Luiz Melodia: transcrições musicais e reflexões acerca de três álbuns do compositor | |
| Lucius Kalic, Potiguara Menezes |
SA-5. Performance Musical
| O aprendizado motor do trompista: a relação do treino musical e o sono | |
| Edson Zeferino Menezes |
| O tratado de Jean-Louis Duport contextualizado a partir das cinco Sonatas para violoncelo e piano de Ludwig van Beethoven | |
| Amanda Melo Massa, Felipe José Avellar de Aquino |
| Dimensões interpretativas da música barroca no traverso e na flauta de sistema Boehm | |
| Manoel Oliveira Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, Evaneto de Albuquerque Melo, Vinícius Eufrásio |
| Manipulações rítmicas na peça El Paño Moruno de Manuel de Falla: propondo um estudo técnico instrumental através de excertos musicais | |
| Eduardo Moreira Medeiros |
| Nilson Lombardi: um olhar para suas obras corais. | |
| Maicon Pereira Jacinto, Paulo Celso Moura |
| O canto crossover: em busca de uma conceitualização | |
| Daniela da Silva Moreira |
| O reconhecimento dos conceitos de Intonazia e Imagem Musical como componentes da construção de performance da Sonata nº4 (Fantasia), de Cláudio Santoro | |
| Mateus Santin Mendes, Alexandre Zamith Almeida |
| A improvisação nas vozes negras diaspóricas de Clementina de Jesus e Tânia Maria | |
| Ilessi Silva, Regina Machado |
SA-6. Musicologia
| O Educador no Compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst | |
| Luísa Campelo de Freitas, Adriana Lopes da Cunha Moreira |
| Projeto “Compositoras no acervo de partituras Hermelindo Castello-Branco”: pesquisa biográfica e catalogação das canções de câmara de Olga Pedrário | |
| Gisele Pires Mota, Sarah Jadyna, Eliza Celis |
| Richard Wagner e o teatro: processos criativos e dramaturgia | |
| Marcus Mota |
SA-7. Teoria e Análise Musical
| Entre recriações e proliferações: a transcrição segundo Luciano Berio como conceito analítico para Notations VII de Pierre Boulez | |
| Felipe Mendes de Vasconcelos, Igor Leão Maia |
| Um estudo sobre a percussão múltipla com instrumentos de origem brasileira: considerações analíticas sobre Cambucá, de César Traldi | |
| Leonardo de Souza Pedro, Adriano Claro Monteiro |
SA-8. Demais Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica, entre outras não listad
| Ponme la mano aquí, Macorina: performatividade de gênero e canto na obra de Chavela Vargas | |
| Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu, Regina Machado, Ricardo Alexandre de Freitas Lima |
| Cartografando a tradição da canção popular: a rede associativa humano-maquínica | |
| Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Regina Machado |
ST-4 Música e pensamento Afrodiaspórico
| Comunidade acadêmica e recorte étnico-racial no campo da Música: reflexões iniciais sobre dados de pessoas autodeclaradas pretas na XXXXX | |
| Vic de Souza, Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ester Nunes Santos, Pamella Carneiro Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota, Mário André Wanderley Oliveira |
ST-8 O trabalho no campo da música no Brasil
| O Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ) e a construção da consciência de classe dos músicos | |
| Anne Meyer |