SA-1. Composição e Sonologia
| O significado agregado à narrativa fílmica através da variação temática em The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore | |
| Ednar Leite de Pinho Pessoa |
SA-2. Educação Musical
| O ensino de música na rede estadual de Minas Gerais durante a pandemia: um estudo curricular dos Planos de Estudos Tutorados (2021) | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Débora Andrade, Vinícius Alves Maciel, Amanda Martins Barbosa, Silvana Silva Pereira, Sara Paraguassú Santos do Vale |
| Avaliação do paper prototyping de aplicativo mobile MOVE como facilitador para o desenvolvimento de pesquisa de estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras | |
| TARSILLA CASTRO RODRIGUES DA SILVA, Jessika Rodrigues da Silva, AUREO DEO DEFREITAS JÚNIOR, KATIA REGINA SABEL MOTA |
| Ação criativa no caminho da emancipação: uma investigação ação-participativa em educação musical | |
| Rafael Dias de Oliveira |
| Práticas pedagógicas relacionadas à preparação da performance violonística | |
| Igor Colombo Simões, Victor Neves de Souza |
| Características de cursos de Licenciatura em Música na região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará | |
| Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira, Paula Gabriela Martins, Larissa Rayane de Morais Dias, Daniel Augusto de Lima Mariano, Renan Colombo Simões |
| Oficinas de Rap na Socioeducação: Fazer Musical e Reflexões no Projeto de Vida com os Adolescentes Privados de Liberdade na UASE 1 em Ananindeua - Pará | |
| Arlindo Alves de Aguiar Junior, Lucian José De Souza costa, Aureo Déo DeFreitas Junior |
| Banda de Música: aquisição e mobilização de saberes docentes na prática dos maestros | |
| José Hérikson Dantas do Amaral |
| Educação Infantil, unidocência e música: revisão de literatura | |
| Danielle dos Santos Evangelista |
| A primeira missão pedagógica alemã e sua influência na institucionalização e desenvolvimento do ensino de música na escola pública colombiana. | |
| Zuley Jhojana Duran Peña |
SA-3. Etnomusicologia
| Ecossistema musical, resiliência e gerenciamento adaptativo | |
| THIAGO COSTA DE SOUZA |
| O acervo do choro de Pelotas: a preservação da memória na cidade e região | |
| Lucas Borba da Silveira, Raul Costa d'Avila, Rafael Henrique Velloso |
| Aprendendo rabeca e forró na região metropolitana do Recife | |
| Ítalo Fernandes da Silva, Carlos Sandroni |
| Interações entre Artistas Natalenses e Públicos em Plataformas Digitais: um estudo netnográfico | |
| TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Ana Júlia Alves de Lima, Larissa Guedes dos Santos |
| Tópicos Especiais em Etnomusicologia: experiências a partir do trabalho de campo | |
| Tainá Magalhães Façanha, Renan Jorge Melo, Álefe Davi Oliveira Ribeiro |
| O violoncelo no contexto sociocultural na escola periférica sob perspectiva autoetnogáfica | |
| Peppi Matheus de Araujo |
SA-4. Música Popular
| Modulação métrica isomórfica: formas assimétricas e irregulares de modular o tempo | |
| Ricardo Augusto de Lima Brandão, Leandro Barsalini |
| Notas sobre o pandeiro brasileiro, suas notas e suas escritas. | |
| Ricardo Augusto de Lima Brandão, Leandro Barsalini |
| Voz, violão e expressões artísticas: considerações sobre algumas cantoras violonistas da música popular brasileira | |
| Ana Lis de Nobrega Marum, Regina Machado |
| Octávio Dutra e o grupo Terror dos Facões: transcrição, edição, análise e performance historicamente orientada como prática de pesquisa em música popular | |
| RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Raul Costa d´Avila, Lucas Borba da Silveira, Gustavo Fleury Fina Mustafé, Daniel Ortiz de Ortiz |
SA-5. Performance Musical
| A literatura do flautim: uma revisão bibliográfica de métodos e livros de estudo | |
| Gabriela Deps Gomes |
| Panorama analítico dos conceitos e procedimentos na técnica de mudança de posição no violino: exemplificação no repertório brasileiro para violino solo | |
| Pedro Juliano Dellarole, Eliane Tokeshi |
| O tratado de Jean-Louis Duport contextualizado a partir das cinco Sonatas para violoncelo e piano de Ludwig van Beethoven | |
| Amanda Melo Massa, Felipe José Avellar de Aquino |
| Pesquisa artística e autoetnografia: perspectivas sobre criação de conhecimento na interpretação musical | |
| Bruno da Silva Ghirardi, Luís Antônio Eugênio Afonso |
| Questões de Timing aplicadas à interpretação da II Sonata para Violoncelo e Piano de José Siqueira | |
| Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino |
| Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak - uma redescoberta | |
| André Eugênio de Queiroz Filho, Fábio Soren Presgrave |
| A articulação como expediente técnico musical: um breve levantamento bibliográfico em tratados de violão | |
| Ederaldo Sueiro junior, Felipe Afonso dos Anjos |
| Criando arranjos para piano solo: Entrevistas com seis pianistas brasileiros | |
| Tarcísio Paulo da Costa |
| A Eutonia e a performance musical: algumas contribuições | |
| Vinicius de Mello Jordão, Amilcar Zani Netto |
| Aspecto rítmico no canto coral: dificuldades e possibilidades | |
| Gerson de Souza, Jorge Augusto Mendes Geraldo |
SA-6. Musicologia
| Transcrição em partitura dos toques dos sinos de São João del-Rei, MG: uma proposta metodológica | |
| Edilson A Rocha, Rafael Mendes de Resende |
| Compositores de Aracati: obras e patrimônio musical da cidade | |
| Anderson do Nascimento Silva, Agostinho Jorge de Lima |
| O preço do som: comércio de rádios, pianos e gramofones em anúncios no Jornal do Brasil entre 1923 e 1933 | |
| Alexei Alves de Queiroz |
ST-2 Cognição Musical: fundamentos, desdobramentos e conexões
| Experiência de fluxo na prática musical de estudantes de pós-graduação em música: relatos de experiência | |
| Marcos Vinícius Araújo, Ariel da Silva Alves, Douglas Silva LIma, Jessé Piñon Siqueira Monteiro, Matheus Correia das Chagas, Jeias Silvestre Silva de Araújo, Pedro Paulo da Silva Souza |
ST-4 Música e pensamento Afrodiaspórico
| Música nas Conferências Emancipadoras: ativismo artístico no Rio de Janeiro (RJ) e o violinista Guilherme Cantalice | |
| Márcia Carnaval de Oliveira, Bartolomeu Wiese Filho, Celso Garcia de Araújo Ramalho |
| Os espetáculos de Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus: música e crítica social | |
| Juliana de Toledo Nabosne |
| Comunidade acadêmica e recorte étnico-racial no campo da Música: reflexões iniciais sobre dados de pessoas autodeclaradas pretas na XXXXX | |
| Vic de Souza, Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ester Nunes Santos, Pamella Carneiro Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota, Mário André Wanderley Oliveira |
ST-8 O trabalho no campo da música no Brasil
| Pensando a práxis etnográfica do Trabalho em Práticas Musicais: pesquisas individuais em andamento no LaboraMUS | |
| Álvaro Simões Corrêa Neder, Elizabeth Mendonça Dau, Gabriel Ribeiro Veras, Karin Peres Verthein, Leandro Montovani da Rosa, Tássio da Rosa Ramos |
| Precariedade e trabalho artístico: Dialéticas da reestruturação de uma orquestra sinfônica brasileira | |
| Júlia Donley |
| Musicistas e sua classe: uma aproximação marxista | |
| Victor Neves de Souza |