[Subárea] Composição e Sonologia
| O efeito priming como possibilidade artística na composição musical | |
| Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu Camargo Piedade |
| Som e racialidade: a construção do imaginário sonoro dominante em práticas musicais experimentais | |
| Felipe Merker Castellani, Manuel Pessôa de Lima |
| O jogo de Go enquanto metáfora para a elaboração de um jogo de improvisação musical | |
| Rodrigo Moreira da Silva |
| O sprechgesang como técnica composicional no século XXI - comentários analíticos sobre obras vocais de Marcos Balter e Januibe Tejera | |
| Silvio Mansani da Silva, Acácio Tadeu De Camargo Piedade |
| A Suíte para piano Clarice(a)nas (2020): registros de processo criativo | |
| Marcus Mota |
| Composição musical a partir de uma perspectiva textural: uma breve introdução ao design textural | |
| DANIEL MOREIRA DE SOUSA |
[Subárea] Educação Musical
| Pierre Bourdieu: aproximações teóricas em diálogo com a educação musical especial e políticas de inclusão | |
| Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck |
| O ensino de violoncelo online: o uso das TICS como ferramenta de inclusão sociodigital: o estado do conhecimento | |
| Jonathan Baião dos Santos, Paulo Roberto Affonso Marins |
| Influência do programa The Voice Kids Brasil na demanda por aulas de canto para crianças | |
| Milena Castilho Meyer |
| O Coro Acadêmico da UFJF: estratégias e recursos pedagógicos para o ensino remoto | |
| Willsterman Sottani, Guilherme Pereira de Magalhães, Vinícius Gonçalves Arriel |
| Uma genealogia dos valores atribuídos ao corpo quando considerado “o instrumento do cantor” no ensino de canto | |
| Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
| Desenho de aplicativo mobile para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de pesquisa científica | |
| Tarsilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo DeFreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota |
| Reflexões sobre a prática pedagógico-musical: participação e ação das crianças | |
| Silani Pedrollo, Teresa Mateiro |
| Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças | |
| Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti |
| Referências musicais brasileiras para Regência Coral: a elaboração de uma apostila didática a partir de Choral Conducting (1976) de Eric Ericsson | |
| Paulo Celso Moura, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral |
| Professores especialistas em música na educação infantil: desafios de um levantamento exploratório no Brasil e em Portugal | |
| Ana Paula Malotti, Maria Helena Vieira |
| Coro Cênico: conceito e revisão de literatura no contexto brasileiro | |
| L. Marcello Franco Teles, Vânia Malagutti |
| Percursos profissionais em música dos jovens do Programa Guri Santa Marcelina: um estudo em andamento | |
| Nicole Reis, Vania Malagutti |
[Subárea] Etnomusicologia
| Uma mostra netnográfica de violeiros e violeiras ligados à música instrumental: a etapa exploratória como preparação para o mergulho etnográfico | |
| Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos |
| Rimando a cidade: das práticas sonoro-musicais de MCs na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) | |
| Bruno Affonso Muck, Maria Elizabeth Lucas |
| Berimbau-de-lata e marimbau: da rua para o palco | |
| Alice Lumi Satomi, Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo, Larissa de Souza Mendes, Lucas de Lima Wanderley Resende, Mattews Asaph Domingues Sol Sol |
[Subárea] Música Popular
| Forró com jazz: convivência e fricção de duas musicalidades em uma obra de Hermeto Pascoal | |
| Renato Michelin Sanches de Oliveira Borghi |
| Contextualização e transcrição de seis composições do álbum Bossa Nova (1962) de Djalma de Andrade (Bola Sete) | |
| Potiguara Curione Menezes, Igor Colombo Simões |
| Acervo Digital do Choro de Pelotas: uma construção coletiva e afetiva | |
| Gustavo Fleury Fina Mustafé, Rafael Velloso |
| Gênero musical como Escuta Poética: um olhar sobre a milonga | |
| Mateus Porto Moraes, Hermílson Garcia do Nascimento |
| Exemplos de ornamentação na prática instrumental do flautista Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970) | |
| Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
[Subárea] Performance musical
| O trompista no século XXI: em busca de uma formação versátil | |
| Maria Suellen Magalhães |
| Solilóquio, de Estercio Marquez Cunha: uma abordagem de áudio para música-teatro | |
| José Pereira de Mattos Neto, Jackes Douglas Nunes Angelo, Eros Sester Prado Guimarães |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
| A Música da Capoeira na Europa: questões norteadoras | |
| Simone Miranda Simões Grundner |
| O circuito musical das companhias líricas na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Florianópolis (SC) e do Rio Grande (RS) entre 1850 e 1880 | |
| MARCELE PEDROTTI MENESES, Marcos Holler |
| A Ideia do Livro em Bach: O caso de A Oferenda Musical (BWV 1079) | |
| Marcus Mota |
| Música-teatro brasileira na perspectiva do teatro pós-dramático | |
| Fernando de Oliveira Magre |
[Subárea] Teoria e Análise Musical
| Algumas considerações analíticas sobre a “Introdução” da primeira parte do balé “A sagração da primavera” de Igor Stravinsky: estruturação harmônica, forma e ritmo | |
| Adriano Claro Monteiro |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
| O papel da tradição goiana e do trânsito de pessoas na trajetória do choro em uma cidade moderna, projetada no século XX: Goiânia (GO) | |
| Mariana Marques Marques Ferreira, Magda de Miranda de Miranda Clímaco |
| Uma roda de choro por Hercules Gomes: referências instrumentais em um arranjo para piano solo | |
| Thiago Leme Marconato |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
| Prática musical nas áreas comuns da universidade: um estudo sobre engajamento musical e moral na Escola de Música da UFRN | |
| Mario André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antônio Ribeiro, Angelita Kleis Souza Moura |
| Imergindo nas práxis musicais da cultura popular: dimensões etnográficas a partir da educação musical e da etnomusicologia | |
| Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho |
| Autorregulação da aprendizagem no processo de formação de professores de piano em grupo na licenciatura em música | |
| Dayse Gomes Mendes |
[Simpósio] ST-3. Forró: história, etnografia, patrimônio e contemporaneidade
| A identidade da mulher que toca forró: um estudo de caso focado em Socorro e Mazé | |
| Sidcléa Cavalcanti Marques Cavalcanti de Moraes |
| A rabeca nos forrós do Cariri cearense: para além do trio pé-de-serra de Luiz Gonzaga | |
| MARCIO MATTOS ARAGÃO MADEIRA, Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Júnior |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
| A extemporização de Toninho Pinheiro no samba de prato fraseado | |
| Caio Conti Milan, Eliana C. M. G. Sulpício |
| Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. | |
| Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa |
| Improvisação musical no frevo: história e práticas | |
| Niraldo Riann de Melo, Ayrton Müzel Benck Filho |
| New 'One-Man Band': poéticas interativas por mediação tecnológica nas obras de Pat Metheny e Jacob Collier | |
| Caio José Rodrigues Maciel, Fabiano Araújo Costa, Felipe Pessin Manzoli |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
| Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
| Valquiria Alexandre Camara, Beatriz Magalhães-Castro |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
| “Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga | |
| Roberta Carvalho Pereira Campos, Adelcio Camilo Machado |
| Recursos interpretativos do violinista Ricardo Herz em Ponteio (Edu Lobo/Capinam) | |
| Victor Leandro Fernandes Lima, Adelcio Camilo Machado |
| Resignação masculina? Reflexões sobre a canção Parado no bailão, de MC L da Vinte e MC Gury | |
| Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado |
| A DAW e o loop criativo: entre o determinismo tecnológico e a tábula rasa | |
| Gilberto Assis de Oliveira Rosa, Jônatas Manzolli |
| Tecnobrega: fases de um movimento periférico e os ciclos de música popular no Pará | |
| Manoel Magalhães |
[Simpósio] ST-7. Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição
| A música popular como objeto de análise e de estudo na educação musical: Conexões entre pensamentos de Lucy Green e Philip Tagg | |
| Dayanne Silva Ferreira de Menezes |
| Acordos acústicos: reflexões sobre a gravação de música em casa durante a pandemia | |
| Angélica De Carvalho Pereira, Gustavo Branco Germano, Igor Caracas de Souza Maia, Kezo Nogueira, Maurício Pazz |
| Sociologia da música e Estudos Culturais. Contributos Teórico-metodológicos para o Estudo das Músicas Populares Contemporâneas | |
| Luciana Ferreira Moura Mendonça |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
| Música para oboé por compositoras brasileiras: uma proposta de inclusão no currículo | |
| Alice de Paula Ghisleni, Lucius Batista Mota |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .