[Subárea] Composição e Sonologia
| Emprego de SMS para análise comparativa do residual não harmônico na sonoridade do violino com o uso de diferentes surdinas | |
| Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire |
| Aplicação composicional de conceitos de Análise Particional: compondo com linvectors | |
| Pedro Faria Proença Gomes |
| Desafios sonoros do repertório contemporâneo para flauta: praticando com a ajuda de descritores de áudio em tempo real | PDF () |
| Rodrigo Frade, Sérgio Freire, Caio Campos |
| A ideia do som: o projeto imagético como guia do processo de produção fonográfica | |
| Fernando Braga Campos, Sérgio Freire |
| Escuta como processo: análise da obra It's gonna rain e a música como processo gradual de Steve Reich | |
| Lucia Esteves, Silvio Ferraz |
[Subárea] Educação Musical
| Educação musical e autismo: Um estudo sobre a percepção das mães a respeito do desenvolvimento de seus filhos nas aulas de musicalização | |
| Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho |
| O ensino de viola no Brasil e a Escola de música da UFRJ | |
| Bernardo Gimenes Fantini |
| Educação musical no hospital: o professor improvisador | |
| Rossana Flores Bastos, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer |
| Produção intelectual e atuação profissional: perspectivas de egressos do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília | |
| Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Rodrigo Zolet Pereira, Nilson de Melo Vieira |
| O musicar na Música do Círculo: possibilidades de interpretação segundo o pensamento de Tia DeNora | |
| Uliana Ferlim |
| Uma genealogia dos valores atribuídos ao corpo quando considerado “o instrumento do cantor” no ensino de canto | |
| Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
[Subárea] Música Popular
| Um só diamante: identificando espectros de aplicações do hibridismo e modalismo através do Clube da Esquina 2 | |
| Lucas Franco de Souza Ribeiro |
[Subárea] Performance musical
| Colaboração musical: reflexões sobre enunciados conceituais e condutas éticas | |
| Daniel Gouvea Pizaia, Valério Fiel da Costa |
| Prática de conjunto enquanto laboratório para a elaboração de edições críticas: um estudo de caso | |
| Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
| Tempo, espaço e presença: um estudo para corpos da música | |
| Ana Luisa Fridman |
| Parâmetros para a composição de repertório não convencional para iniciantes ao violoncelo | |
| Alexandre Remuzzi Ficagna, Marjorie Elizabethe dos Santos |
| Estudos diários intertextuais para trombone | |
| Mizael José Nascimento França, Lélio Eduardo Alves da Silva |
| A construção de palhetas para oboé no Brasil: considerações parciais sobre a análise de metodologias utilizadas nos cursos de oboé nas instituições de ensino técnico e projetos sociais brasileiros | |
| Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Mateus Horácio Alves |
| Distinções entre competências do pianista colaborador | |
| Taiur Agnoletto Fontana |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
| Abertura de um jazigo musical: a edição de manuscritos e elaboração de arranjos de obras do compositor Samuel da Fonsêca | |
| Marllon Eduardo Martins Silva, Marc Olaf Thiessen, Matheus Kenzo Funaki, Erickinson Bezerra |
| A difusão da música de J. S. Bach no Rio de Janeiro do século XIX | |
| Marcelo Ferreira Portela Nunes |
| A Modinha como Campo de Estudo | |
| Gina Cavalcante Falcão, Susana Cecilia Igayara-Souza |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
| Encontro de Saberes da/na Universidade Federal Fluminense: Toques e Cantos | |
| Edilberto José de Macedo Fonseca |
| Na batida do Maracatu sergipano: transmissão musical e identidade cultural | |
| Daniela Macedo Lima, Daniela Maria Ferreira |
[Simpósio] ST-3. Forró: história, etnografia, patrimônio e contemporaneidade
| A Feira de São Cristóvão: poéticas sonoro-musicais da nordestinidade | |
| Edilberto José de Macedo Fonseca |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
| Livre improvisação coletiva em contextos educacionais: ferramenta ou objetivo? | |
| Arthur Faraco |
| Aspectos da interação criativa na improvisação Maxixe do grupo Trio Ciclos | |
| Breno de Souza Rodrigues, Manuel Silveira Falleiros, Stéphan Olivier Schaub |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
| A canção francesa no Brasil: circularidades culturais e midiáticas | |
| Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
| Violências simbólicas na produção musical: Origens e persistências das relações de gênero e poder | |
| Klissy Kely Guimarães, Amanda Lourenço Jacometi, Maurício Bortoloto da Costa Figueiredo |
| Inputs e outputs: desconstrução e ruptura em processos de criação musical | |
| Isabel Porto Nogueira, Jalile Petzold, Antonella Pons, Ariadyne Ferranddis |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .