[Subárea] Composição e Sonologia
| Aspectos da composição da obra Uma Viagem ao Céu no contexto do gênero música-teatro | |
| José Adriano de Sousa Lima Júnior, José Orlando Alves |
| O sprechgesang como técnica composicional no século XXI - comentários analíticos sobre obras vocais de Marcos Balter e Januibe Tejera | |
| Silvio Mansani da Silva, Acácio Tadeu De Camargo Piedade |
[Subárea] Educação Musical
| Educação musical e paralisia cerebral: Rompendo paradigmas para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral hemiplégica espástica esquerda em uma escola livre de música | |
| Mara Síntique Del Guerra Valério, Regina Finck Schambeck |
| Educação musical no hospital: o professor improvisador | |
| Rossana Flores Bastos, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer |
| O ensino de violoncelo online: o uso das TICS como ferramenta de inclusão sociodigital: o estado do conhecimento | |
| Jonathan Baião dos Santos, Paulo Roberto Affonso Marins |
| Desenho de aplicativo mobile para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de pesquisa científica | |
| Tarsilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo DeFreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota |
| Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças | |
| Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti |
| Círculo Musical Tabajara e projetos associados: relatos de experiência de música popular instrumental dentro das escolas públicas de ensino na cidade de João Pessoa (PB) | |
| Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro, Geovane da Silva Santos, Wyne Tavares Pereira de Lima Silva |
| Da musicalização á estante: considerações sobre o ensino de música na Banda Waldemar Henrique de Marabá-PA | |
| Leal barbosa de Sousa |
| Procedimentos de ensino de música para crianças e adolescentes no contexto das bandas filarmônicas | |
| Victor Vitoriano Dantas |
| O choro: experiências compartilhadas entre docentes e alunos do curso de formação em música da FAMES | |
| Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
| Interação professor-aluno no ensino do forró para músicos de formação musical erudita: um trabalho colaborativo | |
| Regiane Hiromi YAMAGUCHI, Rudson Ricelli Lima da Silva, Alexandre de Sousa Silva |
[Subárea] Etnomusicologia
| Música litúrgica no nordeste: apontamentos sobre música, igreja e sociedade na obra de Reginaldo Veloso | |
| Roberto Rodrigues de Sales Dutra |
| O eloquente discurso musical reggaetonero: A produção musical do Reggaeton e sua reapropriação independente na obra de Bad Bunny | |
| Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro, Simone Aparecida Alves de Araujo, Rafael Andrade de Aragão |
| "Bom barulho da Baixada" no centro da metrópole: o Escritório da Transfusão como articulador de cenas musicais lo-fi | |
| Gabriel Islaz Gonçalves Dos Santos, Maria Elizabeth Lucas |
| Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro | |
| TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva |
| Berimbau-de-lata e marimbau: da rua para o palco | |
| Alice Lumi Satomi, Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo, Larissa de Souza Mendes, Lucas de Lima Wanderley Resende, Mattews Asaph Domingues Sol Sol |
[Subárea] Música Popular
| Processos de Institucionalização da Música Popular no Ensino Superior Brasileiro: o que Nos Revela a Internet Sobre a Presença da Guitarra Elétrica na Atualidade | |
| Josias Mechillemoth da Silva Lira, Ana Carolina Nunes do Couto |
| Auge e decadência de Luiz Gonzaga: Revista do Rádio (1949-1955) | |
| RAFAEL ANTUNES DE FREITAS |
[Subárea] Performance musical
| O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs | Sem título PDF |
| Marcelo José de Almeida das Virgens |
| Universalidade na obra de José Siqueira: edição crítica da II Sonata para Violoncelo e Piano | |
| Marcelo Moreno da Silva |
| Uso de scordatura na redução para violino e piano da obra Danse Macabre Op. 40 de Camille Saint-Saëns | |
| Lourenço De Nardin Budó, Gerson Gedalias Martins dos Santos |
| Corais de trombones: um panorama sobre os grupos em atividade no Brasil | |
| Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva |
| Adaptação do método Suzuki adotada nos níveis coletivos de violino do Instituto Baccarelli-SP: prioridades, habilidades, performance musical e resultados | |
| Pedro Visockas, Ricardo Lobo Kubala, Adonhiran Bernard de Almeida Reis, Sonia Ray |
| Música de câmara: reflexões sobre aspectos interpretativos que envolvem o conceito de temporalidade em música | |
| Gabriel Ferraz da Silva |
| Proposta de edição da obra Suíte Sertaneja para Violoncelo e Piano de José Siqueira | |
| Marcelo Moreno da Silva |
| O baile na flor para canto e piano de Meneleu Campos (1872-1927) sobre poesia de Castro Alves (1847-1871): análise musical e edição da partitura | |
| Anelise Resende Claussen Dativo, Mauro Camilo de Chantal Santos |
| Estudos diários intertextuais para trombone | |
| Mizael José Nascimento França, Lélio Eduardo Alves da Silva |
| Concerto para violino e orquestra de Alfredo Barros: uma Colaboração compositor-intérprete desde a gênese até a estreia. | |
| André Albiergio Lima Couto, Alfredo Jacinto de Barros, Rucker Bezerra de Queiroz |
| O uso do playback e o piano colaborativo: uma reflexão crítica acerca do desenvolvimento da criatividade do músico-performer | |
| Rudson Ricelli Lima da SIlva, Regiane Hiromi Yamaguchi |
| A construção de palhetas para oboé no Brasil: considerações parciais sobre a análise de metodologias utilizadas nos cursos de oboé nas instituições de ensino técnico e projetos sociais brasileiros | |
| Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Mateus Horácio Alves |
| Peças a dois pianos de Francisco Mignone - Discussões interpretativas e Justaposição histórica | |
| ALEXANDRE DIETTRICH |
| Quatro estratégias para o ensino contemporâneo do contrabaixo acústico desenvolvidas no programa PRONATEC em São José do Mipibú | |
| Natalia Cristina Pinheiro Dantas, Victor Vitoriano Dantas |
| Koellreutter – Estudo para Vibrato para violão solo de Geraldo Ribeiro: revisão e aplicações | |
| Evandro Dotto, Fernando Araújo |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
| Ópera Yara de Josef Prantl (1895-1951) e Otto Adolfo Nohel (? - 1932): contribuições para a história cultural de Joinville-SC na década de 1930 | |
| Cristiano Damaceno, Marcos Holler |
| Eddie Van Halen: o último guitar hero? | |
| Paulo Vinicius de Freitas Zuba |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
| O papel da tradição goiana e do trânsito de pessoas na trajetória do choro em uma cidade moderna, projetada no século XX: Goiânia (GO) | |
| Mariana Marques Marques Ferreira, Magda de Miranda de Miranda Clímaco |
| Articulando o passado: como a tradição pandeiristica do choro é apropriada pela geração do Pandeiro grave | |
| Leandro Barsalini, Ricardo Augusto de Lima Brandão |
| Amplificar e ampliar o choro na educação básica | |
| Camile Tatiane de Oliveira Pinto |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
| Alunos egressos do Bacharelado em Música do Instituto de Artes da UNICAMP: da formação à atuação profissional | |
| Keroll Elisabeth Weidner, Emerson Luiz de Biaggi |
| A formação do professor que atua com o ensino coletivo de violão: um estudo de caso na Orquestra de violões da Paraíba | |
| Johnatan Martins de Sousa |
| As Ganhadeiras de Itapuã: perspectivas e desafios da trajetória musical de mulheres negras | |
| Estela Marinho da Paixão |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
| Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. | |
| Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
| Racismo Acadêmico na Música: um diálogo com o Manifesto das pessoas negras contra o racismo nos cursos de música | |
| Eurides de Souza Santos |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
| MiNas e Milton: A identidade regional e a concepção sonora de Milton Nascimento. | |
| Matheus Barros de Paula, Heloísa De Araújo Duarte Valente |
| A DAW e o loop criativo: entre o determinismo tecnológico e a tábula rasa | |
| Gilberto Assis de Oliveira Rosa, Jônatas Manzolli |
[Simpósio] ST-7. Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição
| A construção de sentido na moda-de-viola “Rei do gado” sob orientação do modelo tripartite da semiologia musical | |
| José Roberto de Oliveira Oleriano, John Kennedy Pereira de Castro |
| CAMINHOS ENTRE A MÚSICA MEDIEVAL EUROPEIA E ALGUNS GÊNEROS BRASILEIROS: LEITURAS A PARTIR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA REPERTÓRIOS HISTÓRICOS | |
| Ana Paula Peters, Daniele Cristine Silva de Oliveira, Letícia Pereira Burtet |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
| Os estudos de gênero, raça, sexualidade e capacitismo: uma reflexão sobre os temas que atravessam a minha história | |
| Yarana Ester de Campos Borges, Rafael da Silva Noleto |
[Simpósio] ST-10. Musicalidades latino-americanas: práticas, fazeres e pedagogias
| Isaías Sávio y Brasil: consideraciones sobre tres piezas del ciclo Cenas Brasileiras para guitarra | |
| Gabriel Angelo da Costa, Gilson Uehara Gimenes Antunes, Eduardo Fernández Odella |
| Prática coral em contexto latino-americano | |
| Ederson marques de goes, Valéria Lüders |
| Concepções estéticas presentes em títulos de obras fonográficas da música instrumental brasileira | |
| Ramón Del Pino |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .