[Subárea] Composição e Sonologia
| Intuição e algoritmos na composição de duas peças para guitarra elétrica: a influência dos processos automatizados sobre as decisões criativas na composição auxiliada pelo Interpolador de materiais musicais | |
| Rogério Tavares Constante, Christian Lucas Teixeira, Rafaela Eduarda Haveroth |
| Considerações sobre a realização do curso de extensão Introdução à Composição Compartilhada | |
| José Orlando Alves, Diego Michel Coelho da Rocha, Uirá Garcia |
| Implicações criativas na composição auxiliada por um software interpolador de materiais musicais. | |
| Rogério Tavares Constante, Rafaela Eduarda Haveroth, Christian Lucas Teixeira |
| Desafios sonoros do repertório contemporâneo para flauta: praticando com a ajuda de descritores de áudio em tempo real | PDF () |
| Rodrigo Frade, Sérgio Freire, Caio Campos |
| A ideia do som: o projeto imagético como guia do processo de produção fonográfica | |
| Fernando Braga Campos, Sérgio Freire |
[Subárea] Educação Musical
| Educação musical online e semipresencial: organização, planejamento e oferta de cursos de instrumentos musicais. | |
| Rodrigo Souza Galvão, Júlio César de Melo Colabardini |
| A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
| Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira |
| Conhecer a música: um empreendimento para a educação musical | |
| Renato de Carvalho Cardoso |
| Apropriações do conceito de habitus conservatorial na literatura em educação musical: uma análise nos anais da ANPPOM | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Debora Andrade, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Sara Paraguassú Santos do Vale |
| Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças | |
| Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti |
| Referências musicais brasileiras para Regência Coral: a elaboração de uma apostila didática a partir de Choral Conducting (1976) de Eric Ericsson | |
| Paulo Celso Moura, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral |
| A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
| Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira |
| Impactos da pandemia na formação continuada de professores de Artes/Música | |
| Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Déo de Freitas Júnior |
| Educação musical e Sociologia da infância no Brasil: uma relação emergente | |
| Sandra Mara da Cunha, Dhemy Fernando Vieira Brito, Sarah Gervásio Nascimento de Oliveira |
[Subárea] Etnomusicologia
| As Rodas de Choro em Goiânia (GO): motivações, locais de atuação e relações com o mundo do trabalho | |
| Lauriane Campos Barbosa, Magda de Miranda Clímaco |
| Lambadas das Quebradas Volume 1 – análises das primeiras obras de Mestre Vieira | |
| SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada |
| Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro | |
| TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva |
[Subárea] Música Popular
| A clave como pivô na modulação métrica em Maracangalha gravada pelo Trio Corrente | |
| Eduardo Brasil Pereira Santana, Fernando Martins de Castro Chaib |
| Notas da ponta: apontamentos sobre a concepção melódica de Toninho Horta em contexto de acompanhamento | |
| André Carreiro |
| As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade | |
| Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara |
[Subárea] Performance musical
| Gestos estilísticos e os parâmetros da performance practice em duas interpretações do Lundu Característico de Joaquim Callado | XML PDF |
| Paula Cristina Cabral Martins |
| O idiomatismo na performance musical em estado da arte | XML PDF |
| Rafael Mendes Ávila, Rogério Tavares Constante, Jean Carlos Gomes da Costa |
| Prática de conjunto enquanto laboratório para a elaboração de edições críticas: um estudo de caso | |
| Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
| A utilização da Trombeta no repertório camerístico de Osvaldo Lacerda: obras compostas entre 1954 e 1996 | |
| Daniel Moraes Cavalcante |
| O prefácio de L’art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812–1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo | |
| Juliana Coelho de Mello Menezes, Alberto José Vieira Pacheco |
| A relevância de fatores extrínsecos à partitura: análise para o auxílio à performance de Vent Nocturne, de Kaija Saariaho | |
| Cleverson Cremer, Tatiana Olivieri Catanzaro |
| Sonata para Piano Op. 21 de Fábio Neves: um relato de colaboração compositor-intérprete entre um casal de músicos | |
| Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Durval da Nobrega Cesetti, Tarcisio Gomes Filho |
| Estudo dos gestos corporais na performance da flauta transversal | |
| Ana Thereza Naback, Fernando Chaib |
| A Canção Sertaneja (1928) para piano solo de Camargo Guarnieri: abordagens técnico interpretativas a partir da concepção sonora do compositor e sua escrita polifônica | |
| Lorena Alves de Magalhães e Silva, Carlos Henrique Costa |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
| Memória e cultura musical: a Sociedade Sinfônica Campineira (1929) no diálogo entre o presente e o passado | |
| Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira |
| O impacto das atitudes estéticas de Guerra-Peixe na obra para piano da fase nacionalista | |
| Ísis Natali Cardoso |
| A revolução maneirista e a iconografia musical do século XXI: a ambientação visual do concerto “Lettera Amorosa” baseada na estética de seu repertório | |
| Augusto Caymmi, Rafael Garbuio |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
| O lugar de Esmeraldino Salles na memória do choro e da música paulista | |
| Felipe Siles Castro |
| Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro | |
| Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
| Diálogos reflexivos entre Etnomusicologia e Educação Musical | |
| Helena Lopes, Lúcia Campos |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
| Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. | |
| Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa |
| New 'One-Man Band': poéticas interativas por mediação tecnológica nas obras de Pat Metheny e Jacob Collier | |
| Caio José Rodrigues Maciel, Fabiano Araújo Costa, Felipe Pessin Manzoli |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
| Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
| Valquiria Alexandre Camara, Beatriz Magalhães-Castro |
| Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
| Valquiria Alexandre Camara |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
| “Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga | |
| Roberta Carvalho Pereira Campos, Adelcio Camilo Machado |
| Resignação masculina? Reflexões sobre a canção Parado no bailão, de MC L da Vinte e MC Gury | |
| Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado |
| A música como trabalho no Brasil pré-pandemia: composição do mercado por tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade | |
| Rodrigo Heringer Costa |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
| Uma musicologia feminista no Brasil da década de 1930: a biografia de Chiquinha Gonzaga por Mariza Lira | |
| Rodrigo Cantos Savelli Gomes |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .