[Subárea] Composição e Sonologia
| Aspectos da composição da obra Uma Viagem ao Céu no contexto do gênero música-teatro | |
| José Adriano de Sousa Lima Júnior, José Orlando Alves |
| Aspectos da criação gestual no processo composicional da peça Pantomimas VIII | |
| José Orlando Alves |
| Rodolfo Caesar: materialidade, intertextualidade e narratividade na construção da forma musical | |
| Jorge Luiz de Lima Santos |
| A utilização de técnicas minimalistas e da teoria do contorno no planejamento e composição da peça “XXX” para grupo de percussão | |
| Flávio Fernandes de Lima, José Orlando Alves |
| Intuição e algoritmos na composição de duas peças para guitarra elétrica: a influência dos processos automatizados sobre as decisões criativas na composição auxiliada pelo Interpolador de materiais musicais | |
| Rogério Tavares Constante, Christian Lucas Teixeira, Rafaela Eduarda Haveroth |
| XXXXXX, la poética de la sonoridad y la imagen de los hilos: memorial de composición | |
| Germán Enrique Gras |
| O efeito priming como possibilidade artística na composição musical | |
| Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu Camargo Piedade |
| Considerações sobre a realização do curso de extensão Introdução à Composição Compartilhada | |
| José Orlando Alves, Diego Michel Coelho da Rocha, Uirá Garcia |
| Implicações criativas na composição auxiliada por um software interpolador de materiais musicais. | |
| Rogério Tavares Constante, Rafaela Eduarda Haveroth, Christian Lucas Teixeira |
| Perspectivas de uma Pesquisa sobre Intertextualidade e Composição Musical | |
| Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade |
| Som e racialidade: a construção do imaginário sonoro dominante em práticas musicais experimentais | |
| Felipe Merker Castellani, Manuel Pessôa de Lima |
| O jogo de Go enquanto metáfora para a elaboração de um jogo de improvisação musical | |
| Rodrigo Moreira da Silva |
| Emprego de SMS para análise comparativa do residual não harmônico na sonoridade do violino com o uso de diferentes surdinas | |
| Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire |
| As Telas de Xenakis como base para a composição de XXX | |
| Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira |
| Compositional Planning Based on Scalar Modulation Techniques | |
| Helder Alves de Oliveira |
| Música de câmara transnacional telemática: conectando comunidades criativas | |
| Cássia Carrascoza Bomfim |
| Aplicação composicional de conceitos de Análise Particional: compondo com linvectors | |
| Pedro Faria Proença Gomes |
| Um universo criado pelo violoncelo: drono, textura e técnicas do instrumento em Celloverse | |
| Riccieri Luís Paludo, Luigi Antonio Irlandini |
| O sprechgesang como técnica composicional no século XXI - comentários analíticos sobre obras vocais de Marcos Balter e Januibe Tejera | |
| Silvio Mansani da Silva, Acácio Tadeu De Camargo Piedade |
| A confluência da análise estilística com os sistemas composicionais modelados: o Prelúdio nº 20 de Cláudio Santoro como estudo de caso. | |
| Roberto Macedo Ribeiro, Liduino José Pitombeira de Oliveira |
| Composição a partir da mesclagem de intertextos | |
| Vinicius Ramos Braga, Pedro Proença, Liduino José Pitombeira de Oliveira |
| Estaticidade movimentada: a diversidade de eventos de uma mesma categoria de comportamento sonoro presentes de Dérive I de Boulez | |
| Danilo Valadão |
| Desafios sonoros do repertório contemporâneo para flauta: praticando com a ajuda de descritores de áudio em tempo real | PDF () |
| Rodrigo Frade, Sérgio Freire, Caio Campos |
| A ideia do som: o projeto imagético como guia do processo de produção fonográfica | |
| Fernando Braga Campos, Sérgio Freire |
| A Suíte para piano Clarice(a)nas (2020): registros de processo criativo | |
| Marcus Mota |
| XXX: a modelagem de jogos como gerador de materiais composicionais | |
| Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto, Liduino José Pitombeira de Oliveira |
| Síntese de formantes para a emissão de vogais do português brasileiro | |
| Anselmo Guerra |
| Composição musical a partir de uma perspectiva textural: uma breve introdução ao design textural | |
| DANIEL MOREIRA DE SOUSA |
| Escuta como processo: análise da obra It's gonna rain e a música como processo gradual de Steve Reich | |
| Lucia Esteves, Silvio Ferraz |
[Subárea] Educação Musical
| Excesso sonoro e Saúde Auditiva do Professor de Ensino Coletivo de Violino | |
| Davi Correa Bueno |
| O Ensino de Música em Tempos de Pandemia | |
| Cristina Rolim Wolffenbuttel |
| Pierre Bourdieu: aproximações teóricas em diálogo com a educação musical especial e políticas de inclusão | |
| Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck |
| As ideias pedagógicas na institucionalização da educação musical no período imperial brasileiro: a pesquisa em desenvolvimento | |
| Thiago Xavier de Abreu |
| O canto coral nas aulas de arte do ensino médio | |
| Leandro Silva |
| Educação musical e autismo: Um estudo sobre a percepção das mães a respeito do desenvolvimento de seus filhos nas aulas de musicalização | |
| Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho |
| O ensino de viola no Brasil e a Escola de música da UFRJ | |
| Bernardo Gimenes Fantini |
| Escolas e professores de canto orfeônico em Manaus (1930 a 1964) | |
| Lucyanne de Melo Afonso, Isabela de Lima Pereira |
| Educação musical e paralisia cerebral: Rompendo paradigmas para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral hemiplégica espástica esquerda em uma escola livre de música | |
| Mara Síntique Del Guerra Valério, Regina Finck Schambeck |
| Educação musical online e semipresencial: organização, planejamento e oferta de cursos de instrumentos musicais. | |
| Rodrigo Souza Galvão, Júlio César de Melo Colabardini |
| Educação musical no hospital: o professor improvisador | |
| Rossana Flores Bastos, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer |
| Produção intelectual e atuação profissional: perspectivas de egressos do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília | |
| Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Rodrigo Zolet Pereira, Nilson de Melo Vieira |
| O musicar na Música do Círculo: possibilidades de interpretação segundo o pensamento de Tia DeNora | |
| Uliana Ferlim |
| Mapeando intersecções entre a educação musical e a aprendizagem maker: Um diálogo entre o fazer/aprender/compartilhar musical e tecnologias digitais interativas | |
| Daniel Schnitman |
| O ensino de violoncelo online: o uso das TICS como ferramenta de inclusão sociodigital: o estado do conhecimento | |
| Jonathan Baião dos Santos, Paulo Roberto Affonso Marins |
| Regentes jovens, cantores idosos: a experiência do Coral da Terceira Idade da USP | |
| Letícia Skaidrite Kriger Góes, Susana Cecília Igayara-Souza |
| Musicalização por estação de trabalho de áudio digital (digital audio workstation – DAW): aspectos tecnológicos para aplicação no ensino médio | |
| Fabiano Lemos Pereira |
| Influência do programa The Voice Kids Brasil na demanda por aulas de canto para crianças | |
| Milena Castilho Meyer |
| Música e Pedagogia: alguns encontros em modos de ser professor no ensino superior | |
| Cláudia Ribeiro Bellochio, Alice Paula Ghisleni |
| A Edu(comuni)cação Musical como um novo paradigma: o diálogo entre educação musical e educomunicação para uma prática pedagógica mais atenta à contemporaneidade | |
| Eduardo Assad Sahão |
| Projetos criativo-musicais na escola: modelando ideias e princípios | |
| Viviane Beineke |
| Repertório brasileiro para piano no ensino superior de música de uma universidade brasileira: considerações de uma pesquisa em andamento | |
| Lívia Figueiredo de Alencar e Silva, Josélia Ramalho Vieira |
| A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
| Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira |
| O Coro Acadêmico da UFJF: estratégias e recursos pedagógicos para o ensino remoto | |
| Willsterman Sottani, Guilherme Pereira de Magalhães, Vinícius Gonçalves Arriel |
| A desconstrução das pedagogias autoritárias e Educação Musical: discutindo metodologias para o ensino coletivo de percussão | |
| Beatriz Woeltje Schmidt |
| Uma genealogia dos valores atribuídos ao corpo quando considerado “o instrumento do cantor” no ensino de canto | |
| Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
| Conhecer a música: um empreendimento para a educação musical | |
| Renato de Carvalho Cardoso |
| O ensino on-line de regência: problemas e soluções em tempos de pandemia | |
| Fellipe Rafael Carnauba Teixeira, Katarine de Sousa Araújo |
| Desenho de aplicativo mobile para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de pesquisa científica | |
| Tarsilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo DeFreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota |
| Mário de Andrade no Diário Nacional- ideias para a educação musical | |
| Erica Santana Santana dos Passos |
| Reflexões sobre a prática pedagógico-musical: participação e ação das crianças | |
| Silani Pedrollo, Teresa Mateiro |
| Apropriações do conceito de habitus conservatorial na literatura em educação musical: uma análise nos anais da ANPPOM | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Debora Andrade, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Sara Paraguassú Santos do Vale |
| Canto coral e ensino remoto emergencial (ere): estratégias aplicadas nas aulas do projeto de extensão coral encantos da escola de aplicação da UFPA | |
| Jucélia da Cruz Estumano, Hélio Jônatas Lima Araújo |
| Revisão Bibliográfica sobre pesquisas na área de deficiência visual e música: teses e dissertações | |
| Andréa Menezes da Costa Gama |
| A Logoterapia na educação musical: bases teóricas para a formação do logoeducador musical | |
| Sandra Kalina Martins Cabral de Aquino, Maura Penna |
| O ensino de música na Escola Parque: uma revisão de literatura sobre estudos com a abordagem da pesquisa (auto)biográfica | |
| Lílson Pelegrine Simas |
| Mário de Andrade no Diário Nacional- ideias para a educação musical | |
| Erica Santana Santana dos Passos |
| Formação em canto: um levantamento bibliográfico em diálogo com a subjetividade | |
| Dara Elizabeth Costa Alencar, Erika Kallina Farias de Oliveira |
| Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças | |
| Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti |
| Referências musicais brasileiras para Regência Coral: a elaboração de uma apostila didática a partir de Choral Conducting (1976) de Eric Ericsson | |
| Paulo Celso Moura, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral |
| MESTRE DE BANDA: um percurso da aprendizagem musical acadêmica para as Bandas de Música | |
| João Batista Silva |
| O estudo da clarineta através de obras indicadas como “autores acadêmicos brasileiros” no Acervo da Rádio Inconfidência | |
| Lucian Brandão Braz |
| O ensino coletivo de instrumentos musicais na formação superior: trajetórias, experiências e mobilizações na aprendizagem de estudantes no Curso de Licenciatura em Música da UFCA | |
| TATIANA DA SILVA SANTOS, Fábio Henrique Gomes Ribeiro |
| Possibilidades heurísticas da entrevista narrativa para a pesquisa em educação musical | |
| Maura Penna |
| Práticas de ensaio coral com adolescentes: A Score Animation enquanto recurso pedagógico | |
| Eric Vinicius Aguiar Lana, Thays Lana Peneda Simoes |
| Círculo Musical Tabajara e projetos associados: relatos de experiência de música popular instrumental dentro das escolas públicas de ensino na cidade de João Pessoa (PB) | |
| Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro, Geovane da Silva Santos, Wyne Tavares Pereira de Lima Silva |
| Professores especialistas em música na educação infantil: desafios de um levantamento exploratório no Brasil e em Portugal | |
| Ana Paula Malotti, Maria Helena Vieira |
| A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
| Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira |
| Análise de materiais didáticos utilizados por violonistas em Sobral-CE | |
| José Uélito Terto de Souza Filho |
| Coro Cênico: conceito e revisão de literatura no contexto brasileiro | |
| L. Marcello Franco Teles, Vânia Malagutti |
| Da musicalização á estante: considerações sobre o ensino de música na Banda Waldemar Henrique de Marabá-PA | |
| Leal barbosa de Sousa |
| Procedimentos de ensino de música para crianças e adolescentes no contexto das bandas filarmônicas | |
| Victor Vitoriano Dantas |
| O choro: experiências compartilhadas entre docentes e alunos do curso de formação em música da FAMES | |
| Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
| Interação professor-aluno no ensino do forró para músicos de formação musical erudita: um trabalho colaborativo | |
| Regiane Hiromi YAMAGUCHI, Rudson Ricelli Lima da Silva, Alexandre de Sousa Silva |
| Netnografando um curso online de guitarra elétrica: perspectivas e potencialidades na pesquisa em educação musical online | |
| Alerson Donizete Oliveira, Vania Malagutti Loth |
| Impactos da pandemia na formação continuada de professores de Artes/Música | |
| Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Déo de Freitas Júnior |
| Educação musical e Sociologia da infância no Brasil: uma relação emergente | |
| Sandra Mara da Cunha, Dhemy Fernando Vieira Brito, Sarah Gervásio Nascimento de Oliveira |
| Percursos profissionais em música dos jovens do Programa Guri Santa Marcelina: um estudo em andamento | |
| Nicole Reis, Vania Malagutti |
[Subárea] Etnomusicologia
| A dimensão sonora das migrações e os desafios à imaginação política | |
| Daniel Stringini Rosa |
| "As coisas do meu quilombo":música e resistência na festa do coco de roda de uma comunidade quilombola do Ipiranga | |
| Katiusca Lamara Barbosa |
| Uma mostra netnográfica de violeiros e violeiras ligados à música instrumental: a etapa exploratória como preparação para o mergulho etnográfico | |
| Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos |
| Desci, desci, a umbanda me chamou: iniciação e aprendizado na Tenda de Umbanda Cruzeiro de Luz | |
| Tiago Scaramella de Azevedo Cunha |
| A cena musical virtual do saxofone: manutenção do fazer técnico e artístico de saxofonistas durante a pandemia | |
| JOSÉ ROBSON MAIA DE ALMEIDA, LEONARDO PELLEGRIM SANCHEZ |
| A presença do merengue nas práticas musicais de Belém do Pará | |
| Paula Thais Pelaz da Silva Paulo Murilo Guerreiro do Amaral Guerreiro do Amaral; Silva |
| Música litúrgica no nordeste: apontamentos sobre música, igreja e sociedade na obra de Reginaldo Veloso | |
| Roberto Rodrigues de Sales Dutra |
| Comunidades de prática musicais na pandemia: distanciamentos e virtualizações em três contextos | |
| Renan Moretti Bertho, Flávio Rodrigues |
| Tapyra'yawara: A Ecomusicologia de uma Dança Dramática do Rio Maués-açu | |
| Karine Aguiar de Sousa Saunier |
| As Rodas de Choro em Goiânia (GO): motivações, locais de atuação e relações com o mundo do trabalho | |
| Lauriane Campos Barbosa, Magda de Miranda Clímaco |
| Rimando a cidade: das práticas sonoro-musicais de MCs na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) | |
| Bruno Affonso Muck, Maria Elizabeth Lucas |
| O eloquente discurso musical reggaetonero: A produção musical do Reggaeton e sua reapropriação independente na obra de Bad Bunny | |
| Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro, Simone Aparecida Alves de Araujo, Rafael Andrade de Aragão |
| Lambadas das Quebradas Volume 1 – análises das primeiras obras de Mestre Vieira | |
| SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada |
| "Bom barulho da Baixada" no centro da metrópole: o Escritório da Transfusão como articulador de cenas musicais lo-fi | |
| Gabriel Islaz Gonçalves Dos Santos, Maria Elizabeth Lucas |
| A prática musical do flamenco como forma de interação: aspectos performáticos da cena musical do flamenco no Brasil | |
| Micael Gustavo Pancrácio dos Santos |
| Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro | |
| TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva |
| Berimbau-de-lata e marimbau: da rua para o palco | |
| Alice Lumi Satomi, Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo, Larissa de Souza Mendes, Lucas de Lima Wanderley Resende, Mattews Asaph Domingues Sol Sol |
| O São João de Caruaru: sentidos da festa e suas tensões | |
| Climério de Oliveira Santos |
| Movimentos sonoros da afrodiáspora: sobre percursos musicais e estratégias identitárias entre as juventudes negras de Bagé/RS | |
| Antoniel Lopes, Maria Elizabeth Lucas |
[Subárea] Música Popular
| Aspiração ao avanço da “moderna música popular” na gravadora Forma de Roberto Quartin | |
| Guilherme Araujo Freire |
| Processos criativos na elaboração de arranjos originais por Luiz Eça: um estudo preliminar sobre o arranjo de Construção para seção rítmica e quinteto de madeiras tradicional | |
| Guilherme Mauad Sant'Anna, Paulo José de Siqueira Tiné |
| Joaquim Luíz de Souza e o trompete nos primórdios do Choro | |
| Maico Viegas Lopes |
| Dialetos: estudo interpretativo e adaptação do boi da baixada e do boi de zabumba para bateria | |
| Leandro Barsalini, Leandro de La Cruz Lui |
| A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos | |
| Rodrigo ZOLET Zolet Pereira, Sérgio NOGUEIRA Nogueira Mendes |
| Fonogramas e acervos da Música Popular Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura dos Anais da ANPPOM | |
| Isabele Ferreira da Silva |
| Forró com jazz: convivência e fricção de duas musicalidades em uma obra de Hermeto Pascoal | |
| Renato Michelin Sanches de Oliveira Borghi |
| Processos de Institucionalização da Música Popular no Ensino Superior Brasileiro: o que Nos Revela a Internet Sobre a Presença da Guitarra Elétrica na Atualidade | |
| Josias Mechillemoth da Silva Lira, Ana Carolina Nunes do Couto |
| Um só diamante: identificando espectros de aplicações do hibridismo e modalismo através do Clube da Esquina 2 | |
| Lucas Franco de Souza Ribeiro |
| Francisca, de Toninho Horta: estratégias e processos envolvidos na criação de um arranjo para violão/guitarra solo | |
| Victor Rocha Polo |
| Luciano Perrone e as gravações com vibrafone na Orquestra Típica Victor na década 1930 | |
| Alisson Antonio Amador |
| A clave como pivô na modulação métrica em Maracangalha gravada pelo Trio Corrente | |
| Eduardo Brasil Pereira Santana, Fernando Martins de Castro Chaib |
| Notas da ponta: apontamentos sobre a concepção melódica de Toninho Horta em contexto de acompanhamento | |
| André Carreiro |
| As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade | |
| Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara |
| Auge e decadência de Luiz Gonzaga: Revista do Rádio (1949-1955) | |
| RAFAEL ANTUNES DE FREITAS |
| Dimensões métrica e rítmica: discussão de eventos rítmicos polimétricos e polirrítmicos a partir de excertos da música popular brasileira midiatizada | |
| Leandro Barsalini, Natália Brunelli da Silveira |
| Contextualização e transcrição de seis composições do álbum Bossa Nova (1962) de Djalma de Andrade (Bola Sete) | |
| Potiguara Curione Menezes, Igor Colombo Simões |
| Acervo Digital do Choro de Pelotas: uma construção coletiva e afetiva | |
| Gustavo Fleury Fina Mustafé, Rafael Velloso |
| Gênero musical como Escuta Poética: um olhar sobre a milonga | |
| Mateus Porto Moraes, Hermílson Garcia do Nascimento |
| De Neurastênico a Ônibusfobia: Uma biografia da canção de Betinho e Nazareno de Brito | |
| NIRA AZIBEIRO POMAR |
| Reflexões sobre o ensino da música popular brasileira no contexto acadêmico | |
| José Simião Severo, Jorge Luiz Schroeder |
| Exemplos de ornamentação na prática instrumental do flautista Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970) | |
| Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
| O discurso musical improvisado: a trompa dessinfonizada e sua atribuição na música popular | |
| Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
[Subárea] Performance musical
| A Ornamentação livre em trio-sonatas: uma construção de modelo para o primeiro movimento da terceira sonata do Opus III de Arcangelo Corelli. | Sem título PDF |
| Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro |
| O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs | Sem título PDF |
| Marcelo José de Almeida das Virgens |
| Questão de timing: manipulação de pulso e métrica enquanto ferramenta interpretativa | Sem título PDF |
| Felipe Avellar de Aquino, Sandra Martins Cabral de Aquino |
| Ópera no Brasil no século XXI: a construção de uma historiografia da performance em curso e a plataforma Base Ópera Brasil | XML PDF |
| Homero Antonio Velho |
| Gestos estilísticos e os parâmetros da performance practice em duas interpretações do Lundu Característico de Joaquim Callado | XML PDF |
| Paula Cristina Cabral Martins |
| Tocando violão com a distonia focal do músico: estratégias de estudo e perspectivas de performance | Sem título PDF |
| Denis Quadratti Sartorato |
| Música brasileira: Villanisando o Tímbre Nr.2 | Sem título PDF |
| Alfeu Rodrigues Araújo Filho, Hideraldo Luiz Grosso |
| Colaboração musical: reflexões sobre enunciados conceituais e condutas éticas | |
| Daniel Gouvea Pizaia, Valério Fiel da Costa |
| O estudo do gesto regencial na obra Appalachian Spring, de Aaron Copland | Sem título PDF |
| Fellipe Rafael Carnauba Teixeira, André Luiz Muniz Oliveira |
| Pulsão de morte e “Supereu conservatorial”: formulações incipientes sobre insalubridade psíquica na performance musical | XML PDF |
| Luigi Brandão, Flavio Barbeitas |
| O idiomatismo na performance musical em estado da arte | XML PDF |
| Rafael Mendes Ávila, Rogério Tavares Constante, Jean Carlos Gomes da Costa |
| Prática de conjunto enquanto laboratório para a elaboração de edições críticas: um estudo de caso | |
| Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
| Da decisão à ação performática na obra indeterminada: estudo de caso na obra Blirium C9 (1965) para piano, de Gilberto Mendes | |
| Eduardo Henrique de Souza Santos, Ana Paula da Matta Machado Avvad |
| Universalidade na obra de José Siqueira: edição crítica da II Sonata para Violoncelo e Piano | |
| Marcelo Moreno da Silva |
| Uso de scordatura na redução para violino e piano da obra Danse Macabre Op. 40 de Camille Saint-Saëns | |
| Lourenço De Nardin Budó, Gerson Gedalias Martins dos Santos |
| Vieira Brandão e a expansão da literatura musical brasileira para o violoncelo: brasilidade e coerência estrutural | Sem título PDF |
| Isabelle Sousa Azevedo |
| Representações mentais da mão direita na performance violinística de crianças de 5 a 10 anos | |
| Tasmim Alves Gregorim |
| Corais de trombones: um panorama sobre os grupos em atividade no Brasil | |
| Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva |
| Técnicas estendidas do saxofone e colaboração musical: uma perspectiva a partir da peça Pantomimas VIII de José Orlando Alves | Sem título PDF |
| Jonatas Weima Cunha Angelim |
| Adaptação do método Suzuki adotada nos níveis coletivos de violino do Instituto Baccarelli-SP: prioridades, habilidades, performance musical e resultados | |
| Pedro Visockas, Ricardo Lobo Kubala, Adonhiran Bernard de Almeida Reis, Sonia Ray |
| Música de câmara: reflexões sobre aspectos interpretativos que envolvem o conceito de temporalidade em música | |
| Gabriel Ferraz da Silva |
| Proposta de edição da obra Suíte Sertaneja para Violoncelo e Piano de José Siqueira | |
| Marcelo Moreno da Silva |
| O objeto da pesquisa em performance musical: entre a partitura e o ato performático | |
| Caio Victor Oliveira Lemos |
| Tempo, espaço e presença: um estudo para corpos da música | |
| Ana Luisa Fridman |
| A utilização da Trombeta no repertório camerístico de Osvaldo Lacerda: obras compostas entre 1954 e 1996 | |
| Daniel Moraes Cavalcante |
| O estado do conhecimento sobre o corpo expressivo na performance musical nos periódicos Música Hodie, Opus, Per Musi e Revista da ABEM entre os anos de 2009 a 2020 | |
| José Dias Silva |
| O baile na flor para canto e piano de Meneleu Campos (1872-1927) sobre poesia de Castro Alves (1847-1871): análise musical e edição da partitura | |
| Anelise Resende Claussen Dativo, Mauro Camilo de Chantal Santos |
| Tambores do Amapá: estudo da performance percussiva do Marabaixo e Batuque | |
| Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro Saunier |
| O prefácio de L’art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812–1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo | |
| Juliana Coelho de Mello Menezes, Alberto José Vieira Pacheco |
| A terapia cognitivo-comportamental como possibilidade de controle da ansiedade na performance do músico perfeccionista auto orientado | |
| Patrícia Alonso, Sonia Ray |
| Rosalía em processo: reflexões sobre a criação de uma performance cênico-musical | |
| Adriano Lopes Sobrinho |
| Parâmetros para a composição de repertório não convencional para iniciantes ao violoncelo | |
| Alexandre Remuzzi Ficagna, Marjorie Elizabethe dos Santos |
| Um estudo sobre as técnicas estendidas do saxofone associada a termos regionais nordestinos na obra Divagações sertanejas do compositor Anderson Pessoa | |
| Raimundo Santos Ranieri, Ranilson Bezerra de Farias |
| A relevância de fatores extrínsecos à partitura: análise para o auxílio à performance de Vent Nocturne, de Kaija Saariaho | |
| Cleverson Cremer, Tatiana Olivieri Catanzaro |
| Baião, maracatu e frevo na bateria entre os anos 1950 e 1970: Performances de bateristas em gravações com orquestras e grupos ligados aos ritmos nordestinos | |
| Christiano Galvão |
| Estratégias de estudos para cantar e tocar violoncelo simultaneamente na peça Colóquio Op. 92 de Lindembergue Cardoso | |
| Daiane Silva de Andrade |
| Estudos diários intertextuais para trombone | |
| Mizael José Nascimento França, Lélio Eduardo Alves da Silva |
| Sonata para Piano Op. 21 de Fábio Neves: um relato de colaboração compositor-intérprete entre um casal de músicos | |
| Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Durval da Nobrega Cesetti, Tarcisio Gomes Filho |
| O trompista no século XXI: em busca de uma formação versátil | |
| Maria Suellen Magalhães |
| Concerto para violino e orquestra de Alfredo Barros: uma Colaboração compositor-intérprete desde a gênese até a estreia. | |
| André Albiergio Lima Couto, Alfredo Jacinto de Barros, Rucker Bezerra de Queiroz |
| Estratégias de estudo para a prática instrumental de estudantes universitários de cordas friccionadas sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada | |
| Mayra Carmeli Maia Sales |
| O uso do playback e o piano colaborativo: uma reflexão crítica acerca do desenvolvimento da criatividade do músico-performer | |
| Rudson Ricelli Lima da SIlva, Regiane Hiromi Yamaguchi |
| Estudo dos gestos corporais na performance da flauta transversal | |
| Ana Thereza Naback, Fernando Chaib |
| A construção de palhetas para oboé no Brasil: considerações parciais sobre a análise de metodologias utilizadas nos cursos de oboé nas instituições de ensino técnico e projetos sociais brasileiros | |
| Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Mateus Horácio Alves |
| A Canção Sertaneja (1928) para piano solo de Camargo Guarnieri: abordagens técnico interpretativas a partir da concepção sonora do compositor e sua escrita polifônica | |
| Lorena Alves de Magalhães e Silva, Carlos Henrique Costa |
| Reflexões sobre o trabalho criativo do cantor na interpretação vocal | |
| LUCILA ROMANO TRAGTENBERG |
| Análise dos programas de concerto de Milton Nunes: reverberações do violão no interior paulista entre as décadas de 1940 e 1960 | |
| Stephen Coffey Bolis, Sr. Fabio Scarduelli |
| : As Premissas do Bel Canto e a Sonoridade da Voz do Tenor Aplicadas a uma Performance | |
| Gustavo Henrique Pinto |
| Solilóquio, de Estercio Marquez Cunha: uma abordagem de áudio para música-teatro | |
| José Pereira de Mattos Neto, Jackes Douglas Nunes Angelo, Eros Sester Prado Guimarães |
| O piano de Jorge Peixinho no Brasil: reflexões sobre o Estudo III em Si bemol maior (1976) | |
| Ana Cláudia Assis |
| Peças a dois pianos de Francisco Mignone - Discussões interpretativas e Justaposição histórica | |
| ALEXANDRE DIETTRICH |
| Quatro estratégias para o ensino contemporâneo do contrabaixo acústico desenvolvidas no programa PRONATEC em São José do Mipibú | |
| Natalia Cristina Pinheiro Dantas, Victor Vitoriano Dantas |
| Distinções entre competências do pianista colaborador | |
| Taiur Agnoletto Fontana |
| Koellreutter – Estudo para Vibrato para violão solo de Geraldo Ribeiro: revisão e aplicações | |
| Evandro Dotto, Fernando Araújo |
| O violino na música popular brasileira: processos para o desenvolvimento da improvisação. | |
| Guilherme Pimenta |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
| Características gerais da Caligrafia de José Maurício Nunes Garcia | |
| Davi Correa Bueno |
| Crescimento de mercado e de competitividade na indústria fonográfica brasileira nas décadas de 1940 a 1960 | |
| Guilherme Araujo Freire |
| Athanasius Kircher e o papel da música no ensino da retórica nos colégios jesuíticos da Europa católica seiscentista | |
| Caio Amadatsu Griman |
| Abertura de um jazigo musical: a edição de manuscritos e elaboração de arranjos de obras do compositor Samuel da Fonsêca | |
| Marllon Eduardo Martins Silva, Marc Olaf Thiessen, Matheus Kenzo Funaki, Erickinson Bezerra |
| A Música da Capoeira na Europa: questões norteadoras | |
| Simone Miranda Simões Grundner |
| Da entrevista a Leo Brouwer: uma revisita | |
| Gabriel Nogueira Batista Strauss |
| Memória e cultura musical: a Sociedade Sinfônica Campineira (1929) no diálogo entre o presente e o passado | |
| Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira |
| Ópera Yara de Josef Prantl (1895-1951) e Otto Adolfo Nohel (? - 1932): contribuições para a história cultural de Joinville-SC na década de 1930 | |
| Cristiano Damaceno, Marcos Holler |
| Vocal Wisdom em português: a tradução de um tratado histórico de pedagogia vocal | |
| Homero Antonio Velho |
| O circuito musical das companhias líricas na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Florianópolis (SC) e do Rio Grande (RS) entre 1850 e 1880 | |
| MARCELE PEDROTTI MENESES, Marcos Holler |
| A produção da crítica especializada sobre as temporadas de concertos da Société Musicale Indépendante – SMI (1910-1935) | |
| Danieli Verônica Longo Benedetti |
| A difusão da música de J. S. Bach no Rio de Janeiro do século XIX | |
| Marcelo Ferreira Portela Nunes |
| Acervos, música e musicologia: abordagens, interesses e tendências musicológicas | |
| Renato Pereira Torres Borges |
| O impacto das atitudes estéticas de Guerra-Peixe na obra para piano da fase nacionalista | |
| Ísis Natali Cardoso |
| A Ideia do Livro em Bach: O caso de A Oferenda Musical (BWV 1079) | |
| Marcus Mota |
| A revolução maneirista e a iconografia musical do século XXI: a ambientação visual do concerto “Lettera Amorosa” baseada na estética de seu repertório | |
| Augusto Caymmi, Rafael Garbuio |
| As críticas aos concertos da compositora Lycia de Biase Bidart entre 1930 e 1934. | |
| Nicole Manzoni Garcia |
| A viola da gamba na França nos séculos XVI, XVII e XVIII | |
| André Luiz Tartas |
| Waldemar Henrique pela Rádio Inconfidência: edição da obra “Foi Bôto, Sinhá!” a partir de transcrição de José Ferreira da Silva | |
| Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Aline Azevedo Costa, Mirna Azevedo Costa |
| O coro da Sociedade Bach de São Paulo: história e contribuição para a música sacra na primeira metade do século XX | |
| Oziel Seles Silva, Regina Marcondes Amaral |
| Música-teatro brasileira na perspectiva do teatro pós-dramático | |
| Fernando de Oliveira Magre |
| Eddie Van Halen: o último guitar hero? | |
| Paulo Vinicius de Freitas Zuba |
| O Senado da Câmara e a atividade musical da vila de São José del Rei(MG) | |
| Willer Douglas Silveira |
| A música sacra de Reginaldo Carvalho: uma análise das obras escritas entre 1946 e 1975 | |
| Vladimir Alexandro Pereira Silva |
| O Congado na Construção de uma Narrativa da Música Formiguense | |
| Vinícius Eufrásio, Edite Rocha |
| A Modinha como Campo de Estudo | |
| Gina Cavalcante Falcão, Susana Cecilia Igayara-Souza |
| Qual o valor do músico? A atividade musical a partir dos registros administrativos da Orquestra Lira Sanjoanense (1890-1913) | |
| Rodrigo Pardini, Edite Rocha |
| Venerar teus iguais debaixo de um comum acordo: Santa Cecília em Vila Rica, Lisboa e Porto (século XVIII) | |
| Felipe Novaes |
| Luigi Maria Smido e a circulação mundial de músicos no Brasil do século XIX | |
| Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves |
| Gomes e seus libretistas: comentários e atualizações sobre a relação de texto e música no secondo ottocento | |
| Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
[Subárea] Teoria e Análise Musical
| O uso estrutural da série em Totenvögel | |
| André de Cillo Rodrigues, Amílcar Zani Netto, Heloisa Helena Fortes Zani |
| Análise semiótica da participação do violão na ópera O barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini | |
| Atilio Figueira Rocha |
| Algumas considerações analíticas sobre a “Introdução” da primeira parte do balé “A sagração da primavera” de Igor Stravinsky: estruturação harmônica, forma e ritmo | |
| Adriano Claro Monteiro |
| Materiais cênicos em algumas obras de Kagel e Estércio | |
| lucas manassés barbosa |
| Metasserialismo em Ilha das Flores, de Almeida Prado | |
| Gregório dos Santos Oliveira |
| O que há de harmônico na melodia? O processo criativo da harmonização a partir das implicações da melodia | |
| Thanise Barbosa Pinto Silva |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
| Zé causando na pista: reelaboração musical para Violão 7 Cordas de aço | |
| Guilherme Lamas Lamas |
| O papel da tradição goiana e do trânsito de pessoas na trajetória do choro em uma cidade moderna, projetada no século XX: Goiânia (GO) | |
| Mariana Marques Marques Ferreira, Magda de Miranda de Miranda Clímaco |
| Articulando o passado: como a tradição pandeiristica do choro é apropriada pela geração do Pandeiro grave | |
| Leandro Barsalini, Ricardo Augusto de Lima Brandão |
| O lugar de Esmeraldino Salles na memória do choro e da música paulista | |
| Felipe Siles Castro |
| Amplificar e ampliar o choro na educação básica | |
| Camile Tatiane de Oliveira Pinto |
| Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro | |
| Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos |
| Uma roda de choro por Hercules Gomes: referências instrumentais em um arranjo para piano solo | |
| Thiago Leme Marconato |
| Für Elise ou Para Elisa? | |
| Tales Pimentel Portugal |
| Nelson Galeano (Baloi) e suas memórias sobre o I Festival Nacional do Choro “Brasileirinho” (1977) | |
| Cibele Palopoli |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
| A narrativa do “violão vadio” e o conceito de instrumento-documento: uma sugestão teórico-metodológica | |
| Fernando Llanos |
| Encontro de Saberes da/na Universidade Federal Fluminense: Toques e Cantos | |
| Edilberto José de Macedo Fonseca |
| Técnica Alexander: otimização do estresse na performance musical | |
| Eliana Cecilia Maggioni Guglielmetti Sulpicio, Leticia Maria Antunes |
| Atuação profissional do licenciado em Música em ambientes extra-escolares: propostas formativas e práticas abrangentes | |
| Luciana Fernandes Rosa |
| Primeiras concepções de um estudo sobre transmissão musical na cantoria repentista a partir de uma entrevista piloto | |
| Rodolfo Rodrigues |
| Música popular por caminhos decoloniais: reinterpretando contextos na formação em música | |
| Daniel Silva dos Santos, Ana Paula Peters |
| Alunos egressos do Bacharelado em Música do Instituto de Artes da UNICAMP: da formação à atuação profissional | |
| Keroll Elisabeth Weidner, Emerson Luiz de Biaggi |
| A formação do professor que atua com o ensino coletivo de violão: um estudo de caso na Orquestra de violões da Paraíba | |
| Johnatan Martins de Sousa |
| Desclassificar é preciso: a Pesquisa Artística como ferramenta decolonial na pesquisa acadêmica em tempos liminares | |
| Bibiana Bragagnolo, Leonardo Pellegrim Sanchez |
| A história vista de baixo: resistência negra e indígena na Paraíba através do coco de roda e ciranda | |
| Zé Silva |
| Na rua pife, na aula flauta transversa: inquietações sobre o ensino de flauta no Nordeste | |
| Nina Graeff, Elen Firmino de Santana |
| Na batida do Maracatu sergipano: transmissão musical e identidade cultural | |
| Daniela Macedo Lima, Daniela Maria Ferreira |
| Antonio Madureira e a Iniciação à Música do Nordeste: Entre Etnomusicologia histórica e Educação Musical | |
| Francisco Luiz Jeannine Andrade Carneiro |
| Prática musical nas áreas comuns da universidade: um estudo sobre engajamento musical e moral na Escola de Música da UFRN | |
| Mario André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antônio Ribeiro, Angelita Kleis Souza Moura |
| As Ganhadeiras de Itapuã: perspectivas e desafios da trajetória musical de mulheres negras | |
| Estela Marinho da Paixão |
| Bailes funk na pandemia: a festa sem máscara | |
| Thiago Barbosa Alves de Souza |
| Imergindo nas práxis musicais da cultura popular: dimensões etnográficas a partir da educação musical e da etnomusicologia | |
| Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho |
| Comunidades de Prática Musical na Internet: Currículo Negociado e Ensino Não Formal em Música no Facebook | |
| Gregor Castro Erbiste, José Roberto Zan |
| Autorregulação da aprendizagem no processo de formação de professores de piano em grupo na licenciatura em música | |
| Dayse Gomes Mendes |
| Diálogos reflexivos entre Etnomusicologia e Educação Musical | |
| Helena Lopes, Lúcia Campos |
[Simpósio] ST-3. Forró: história, etnografia, patrimônio e contemporaneidade
| A identidade da mulher que toca forró: um estudo de caso focado em Socorro e Mazé | |
| Sidcléa Cavalcanti Marques Cavalcanti de Moraes |
| A Feira de São Cristóvão: poéticas sonoro-musicais da nordestinidade | |
| Edilberto José de Macedo Fonseca |
| A rabeca nos forrós do Cariri cearense: para além do trio pé-de-serra de Luiz Gonzaga | |
| MARCIO MATTOS ARAGÃO MADEIRA, Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Júnior |
| Rod Bala: Arranjos de Forró Eletrônico | |
| Lucas Einloft Brunnet |
| O forró de Caruaru (PE) nas rádios e na indústria fonográfica (1950-1980) | |
| Amilcar Almeida Bezerra |
| Canção Popular e Literatura: o caso de João do Vale | |
| Ludmila Portela Gondim Braga |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
| A extemporização de Toninho Pinheiro no samba de prato fraseado | |
| Caio Conti Milan, Eliana C. M. G. Sulpício |
| Um uso diferente da teoria dos conjuntos no jazz: a análise de uma composição do guitarrista Miles Okazaki | |
| Rogerio Barroso Lopes |
| Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. | |
| Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa |
| Bicho Papão: Extemporização e Groove no Solo de Paulo Moura | |
| Eduardo Lucas da Silva |
| Livre improvisação coletiva em contextos educacionais: ferramenta ou objetivo? | |
| Arthur Faraco |
| Improvisação e didática musical na Itália Setecentista | |
| Roberto Cornacchioni Alegre, Mário Videira |
| Aspectos da interação criativa na improvisação Maxixe do grupo Trio Ciclos | |
| Breno de Souza Rodrigues, Manuel Silveira Falleiros, Stéphan Olivier Schaub |
| Conducted Improvisation: community building practices | |
| Ludovico Peroni, Guilherme Peluci de Castro |
| Improvisação musical no frevo: história e práticas | |
| Niraldo Riann de Melo, Ayrton Müzel Benck Filho |
| Aprendendo a improvisar no sul dos EUA: Histórias orais de Old-Cats | |
| Luiz Claudio Marques Barcellos, Tyrone Jackson |
| New 'One-Man Band': poéticas interativas por mediação tecnológica nas obras de Pat Metheny e Jacob Collier | |
| Caio José Rodrigues Maciel, Fabiano Araújo Costa, Felipe Pessin Manzoli |
| A música eletroacústica ajuda a pensar o problema da dialética entre a analogia e a expressão | |
| Bruno Maia de Azevedo Py |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
| O padre José Maurício Nunes Garcia e a modinha: a afrobrasilidade por excelência | |
| Pedro Razzante Vaccari |
| Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
| Valquiria Alexandre Camara, Beatriz Magalhães-Castro |
| Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
| Valquiria Alexandre Camara |
| Tshiketa Kudelela “Mbira”: compositor, estilos e estéticas musicais do sudeste da África. | |
| Micas Orlando Silambo |
| Uma musicologia em “ferro” e “couro”: uma revisão candomblé-orientada dos “toques” da nação ketu | |
| Ferran Rebollo Tamarit |
| Racismo Acadêmico na Música: um diálogo com o Manifesto das pessoas negras contra o racismo nos cursos de música | |
| Eurides de Souza Santos |
| Tshiketa Kudelela “Mbira”: compositor, estilos e estéticas musicais do sudeste da África. | |
| Micas Orlando Silambo |
| Coco de roda: um devir-negro em diáspora de luta | |
| ERIVAN SILVA |
| Educação musical e relações étnico-raciais: Possibilidades e aproximações do debate sobre as relações raciais através do filme Black is King | |
| Cleydson Luan Amancio de Lima |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
| Orquestra Brasil Jazz sinfônica, sua conquista e seu arquivo | |
| MILENE JORGE ALIVERTI |
| A bateria de Palhaço: um olhar sobre o instrumento no contexto de revitalização do samba na década de 1970 | |
| Luiz Guilherme Sanita, Leandro Barsalini |
| “Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga | |
| Roberta Carvalho Pereira Campos, Adelcio Camilo Machado |
| Etnobiografia e audiovisual no estudo do musicar de um mestre | |
| Yuri Prado |
| Recursos interpretativos do violinista Ricardo Herz em Ponteio (Edu Lobo/Capinam) | |
| Victor Leandro Fernandes Lima, Adelcio Camilo Machado |
| MiNas e Milton: A identidade regional e a concepção sonora de Milton Nascimento. | |
| Matheus Barros de Paula, Heloísa De Araújo Duarte Valente |
| O imaginário e a realidade do morro carioca em "Feio não é bonito", de Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri | |
| Jonas Bertuol Garcia |
| Francisco Alves e o teatro de revista (1920 – 1932) | |
| EVALDO PICCINO |
| “Doutor, sim; de que se admiram?” Abdon Milanez: o engenheiro compositor da opereta Donzella Theodora | |
| KLEITON DE ARAÚJO SANTOS |
| A banda vai ao disco: a inserção de dois grupos catarinenses no segmento fonográfico regional | |
| Giovanni de Sousa Vellozo |
| Resignação masculina? Reflexões sobre a canção Parado no bailão, de MC L da Vinte e MC Gury | |
| Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado |
| A DAW e o loop criativo: entre o determinismo tecnológico e a tábula rasa | |
| Gilberto Assis de Oliveira Rosa, Jônatas Manzolli |
| A canção francesa no Brasil: circularidades culturais e midiáticas | |
| Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente |
| A música como trabalho no Brasil pré-pandemia: composição do mercado por tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade | |
| Rodrigo Heringer Costa |
| A Refazenda de Gilberto Gil: uma interpretação | |
| Vinícius Rangel Souto |
| Tecnobrega: fases de um movimento periférico e os ciclos de música popular no Pará | |
| Manoel Magalhães |
| Acusticidades em conflito: a musicologia ocidental e a relação colônia-metrópole de acordo com Ana María Ochoa Gautier e Alexander Rehding | |
| Paula Zimbres |
[Simpósio] ST-7. Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição
| A música popular como objeto de análise e de estudo na educação musical: Conexões entre pensamentos de Lucy Green e Philip Tagg | |
| Dayanne Silva Ferreira de Menezes |
| Acordos acústicos: reflexões sobre a gravação de música em casa durante a pandemia | |
| Angélica De Carvalho Pereira, Gustavo Branco Germano, Igor Caracas de Souza Maia, Kezo Nogueira, Maurício Pazz |
| Estudo analítico e interpretativo do frevo da Brasiliana n.3 para violoncelo e orquestra de Cyro Pereira | |
| MILENE JORGE ALIVERTI |
| O acervo fonográfico como recurso metodológico para a pesquisa biográfica no campo da música popular | |
| Luiz Sergio Ribeiro da Silva |
| A construção de sentido na moda-de-viola “Rei do gado” sob orientação do modelo tripartite da semiologia musical | |
| José Roberto de Oliveira Oleriano, John Kennedy Pereira de Castro |
| Sociologia da música e Estudos Culturais. Contributos Teórico-metodológicos para o Estudo das Músicas Populares Contemporâneas | |
| Luciana Ferreira Moura Mendonça |
| Música, memória e identidade cultural: algumas reflexões | |
| Leonardo de Fontes Barbosa |
| Cultura de tradição oral e desterritorialização: interlocuções musicais na cultura de tradição oral da Nação Xambá | |
| Diogo Rodrigues Lopes Ferreira |
| CAMINHOS ENTRE A MÚSICA MEDIEVAL EUROPEIA E ALGUNS GÊNEROS BRASILEIROS: LEITURAS A PARTIR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA REPERTÓRIOS HISTÓRICOS | |
| Ana Paula Peters, Daniele Cristine Silva de Oliveira, Letícia Pereira Burtet |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
| Uma musicologia feminista no Brasil da década de 1930: a biografia de Chiquinha Gonzaga por Mariza Lira | |
| Rodrigo Cantos Savelli Gomes |
| Uma reflexão decolonial sobre práticas da educação musical: o ijexá na escola | |
| Rogerio Barroso Lopes |
| Coquistas e cirandeiras paraibanas: educação, sobrevivência e resistência cultural | |
| Harue Tanaka |
| Mestre Laurene Ataíde: protagonismo feminino na produção, difusão e ativismo cultural da manifestação do Cordão de Pássaro na ilha de Caratateua- Belém/PA | |
| Jorgete MAria Lago |
| Violências simbólicas na produção musical: Origens e persistências das relações de gênero e poder | |
| Klissy Kely Guimarães, Amanda Lourenço Jacometi, Maurício Bortoloto da Costa Figueiredo |
| Música para oboé por compositoras brasileiras: uma proposta de inclusão no currículo | |
| Alice de Paula Ghisleni, Lucius Batista Mota |
| Inputs e outputs: desconstrução e ruptura em processos de criação musical | |
| Isabel Porto Nogueira, Jalile Petzold, Antonella Pons, Ariadyne Ferranddis |
| Os estudos de gênero, raça, sexualidade e capacitismo: uma reflexão sobre os temas que atravessam a minha história | |
| Yarana Ester de Campos Borges, Rafael da Silva Noleto |
| O pensamento Pankararu sobre as questões de gênero, raça, corpo e sexualidade: primeiros olhares | |
| Cleomar Andeson Cleomar dos Santos Santos |
[Simpósio] ST-9. Música, Infância(s) e Pesquisa
| O fazer musical das crianças a partir dos estudos da infância | |
| Edson Ponick |
| KAZOO: um estudo sobre musicalização com crianças de uma escola municipal da cidade de XXXXXXX -XX | |
| Rodrigo Santos Xavier, Regiana Blank Wille |
| Educação musical e letramento emergente: possibilidades para crianças do primeiro ano do ensino fundamental | |
| Renata Severo Fantini |
| O que cantamos para nossas crianças dormirem? | |
| Regiana Blank Wille, Gabriela Cintra dos Santos, Rosalía García Hernandez |
| Tecnologias digitais contemporâneas na mediação de práxis de ensino e aprendizagem de música via aulas online para crianças do 1º ano do ensino fundamental | |
| Igor de Tarso Maracajá Bezerra |
| A prática do ensino musical elementar na educação básica - um relato de experiência | |
| Salua Bosso Oliveira |
[Simpósio] ST-10. Musicalidades latino-americanas: práticas, fazeres e pedagogias
| Isaías Sávio y Brasil: consideraciones sobre tres piezas del ciclo Cenas Brasileiras para guitarra | |
| Gabriel Angelo da Costa, Gilson Uehara Gimenes Antunes, Eduardo Fernández Odella |
| Prática coral em contexto latino-americano | |
| Ederson marques de goes, Valéria Lüders |
| Concepções estéticas presentes em títulos de obras fonográficas da música instrumental brasileira | |
| Ramón Del Pino |
| Ressonâncias atlânticas em cordofones do Nordeste: substituabilidade e padrões acústico-mocionais entre instrumentos musicais | |
| Nina Graeff, Lucas de Lima Wanderley Resende |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .