ST1 - Acervos Musicais Brasileiros
Acervo José Pascoal Guimarães: Resgate de obras e compositores | |
Roger Deboben Schena, Fernando Araújo de Paula |
ST4 - Música e Cultura Digital
Depurando o Underground: artistas independentes capacitando-se em produção musical com software livre | |
Julio Cesar de Sousa, Flávio Luiz Schiavoni |
ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
Experiências reinventivas das mulheres para manutenção da música de mbira em Moçambique: uma contribuição da Delta Cumbane | |
Micas Orlando Silambo |
O esquecimento de Airton Barbosa como reflexo dos processos de epistemicídio: o negro, a música popular e o racismo estrutural | |
Emanuela Helena Rodrigues Goulartes dos Santos |
Os discursos de Afrobarroco no pensamento e obra de Mateus Aleluia: perspectivas e possibilidades para pensar música e educação musical afrodiaspórica. | |
Victória Marques Conceição, Luan Sodré de Souza |
Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão | |
Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco |
Eu vim falar no pé: os corpo-paiás no moçambique de bastão da Cia. Kambaiá | |
Camila Pereira Souza |
ST6 - Música no contexto amazônico
Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero | |
Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza |
ST7 - Música Popular e Interdisciplinaridade
Negro drama: sonoridades afrodiaspóricas e periféricas na teia espiralar entre tempo e memória a partir da escrevivência | |
Stefani Silva Souza |
“Camino de las aguas: 3 canciones de Paraguay como parte de su expresión cultural por el río Paraná” | |
Paulo José Siqueira Tiné |
ST9 - O trabalho no campo da música no Brasil
Três hipóteses sobre o processo de adaptação das instituições sinfônicas ao contexto da política cultural pós-64: um relato de pesquisa | |
Priscila Alencastre Lopes Santos Souza |
Trabalhadores(as) invisíveis, mobilizações históricas: organizações de trabalhadores(as) musicistas em Curitiba | |
Laize Soares Guazina |
ST10 - (Re)construção de passados musicais no Brasil antes de 1889
Acordes do passado: uma análise da música no Maranhão pré-republicano através de registros de jornais | |
Daniel Ferreira Santos |
A música de câmara brasileira para saxofone e piano: os primórdios do saxofone no Brasil Império | |
Paulo Eduardo Souza de Almeida, Mauro Camilo de Chantal Santos |
SA1 - Composição e Sonologia
A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões | |
George Cristian Vilela Pereira, Marcos da Silva Sampaio |
Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Clifford Hill Korman, José Welligton Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha |
Co-criação em ambiente virtual: O processo colaborativo entre compositor e intérprete na criação de obra eletrovocal | |
Ivan Eiji Yamauchi Simurra, Doriana Mendes |
SA2 - Educação Musical
O conservatório mediante a corporalidade musical e os estudos de gênero | |
Hugo Romano Mariano, Jorge Luiz Schroeder |
A "música" na Folia de Reis | |
Aline Moraes Silva, Sandra Mara da Cunha |
Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento | |
Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo |
A escaleta e o ensino musical criativo | |
André Luiz Martinez Sant'Anna |
Formação e atuação do(a) professor(a) de música egresso(a) do curso de Mestrado Profissional em Artes, em Rede Nacional– ProfArtes da XXXXXX: um mapeamento | |
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Talía Vieira da Silva |
A prática multitasking na aprendizagem musical: apontamentos e reflexões sob a perspectiva da neurociência e da cognição | |
Eduardo Assad Sahão |
As alunas de Antônio Sá Pereira do curso de Iniciação Musical | |
Valéria Garcia Soares |
Uma visão sobre o piano na UFPB | |
Lívia Figueiredo de Alencar Silva |
Construção profissional dos licenciandos em Música de Feira de Santana: uma investigação a partir da Iniciação à Docência - PIBID | |
Gabriela Magalhães Silva, Cláudia Elisiane Ferreira Dos Santos |
Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa | |
Cláudio da Costa Trindade, Jessika Rodrigues da Silva, Anielson Costa Ferreira, Ozian de Souza Saraiva, Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Rafael da Costa Ferreira, Sandreson Marcelo Pereira da Silva |
O ensino de teclado eletrônico no curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez: uma análise dos documentos norteadores do ensino do instrumento | |
Samuel Scarcela, José Soares |
Ingresso no curso de licenciatura: o caso da música | |
Ana Maria Souza, Ana Maria Castro Souza |
A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa | |
Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel |
Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
SA3 - Etnomusicologia
Cocos e cirandas na Paraíba: autoralidade e representação | |
Guilherme Sperb |
O musicar do samba rural paulista: uma investigação dos processos de interação não verbal | |
Ellis Regina Sanchez Hermoza |
SA4 - Música Popular
Valsa e foxtrote: a música romântica na época de ouro (1929-1945) | |
Júlio Cesar Caliman Smarçaro |
Desvendando vozes, descobrindo dúvidas: o cenário dos violeiros repentistas em Paulistana - PI | |
Matias Rodrigues Silva, Ana Raquel Sousa, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues |
As encruzilhadas afrodiaspóricas entre o blues e o samba em Delta Estácio Blues | |
Eduardo Seabra |
Baden Powell: Abordagem técnico-rítmica da mão direita | |
Victor Rodrigues Almeida Sousa, Guilherme Caldeira Loss Vicens |
Exu Patropi: as implicações exusíacas na obra de Jorge Ben como ações decolonialistas e a compreensão do Jornal do Brasil sobre o fenômeno | |
Tiago Scaramella de Azevedo Cunha |
Confidências do acervo da rádio Inconfidência: pesquisando o choro em Belo Horizonte | |
Lúcia Campos, Paola Andrade, Márcio Reis, Mara Souza |
SA5 - Performance Musical
Multifônicos: estudos e proposições de processos facilitadores para a execução da técnicas estendidas no oboé | |
Sr Agostinho Fonseca Jr, Sr. Ravi Shankar |
Compositores de canção de câmara capixaba | |
Lucimara Viana Teixeira, Lenine Alves dos Santos |
Considerações sobre articulação, polifonia, e performance no desenvolvimento de uma edição prática para a sonata para violino e contrabaixo (1924) de Arthur Lourié (1892-1966) | |
Lourenço De Nardin Budó, Cláudia Silva do Amaral |
Suíte IV em sol maior de Silvius Leopold Weiss para alaúde, ao violão: processos de adaptação, aspectos técnico-idiomáticos e escolhas interpretativas | |
Igor Araújo Pereira, Luciano Hercílio Alves Souto |
A canção de câmara Evocação de Luiz Melgaço (1903-1983) sobre poema de Nilo Aparecida Pinto (1914-1974): análise e edição | |
Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos, Myrian Ribeiro Aubin, Patrícia Cardoso Chaves |
José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível | |
Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino |
O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição | |
Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos |
O processo colaborativo intérprete-compositor na composição do Estudo Brasileiro para oboé solo | |
Maria José Santos, Ravi Shankar Magno Viana Domingues |
O teatro musical no Brasil e a adaptação fisiológica da técnica do belting para o português brasileiro cantado | |
Bruna Marcela Queiroz Melo, Edna Andrade Soares |
Improvisação ao violão solo: polifonia e impulso instrumental em um solo de Nelson Veras | |
Wesley Souza SILVA, Guilherme Caldeira Loss Vincens |
Lendas capixabas para violão solo de Carlos Cruz: um relato sobre a contribuição de violonistas no processo de digitação da peça para a elaboração da edição final | |
Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter |
Prática musical como pesquisa artística: aspectos conceituais | |
Samanta Neiva Santos |
Performance criativa na música instrumental brasileira: modalidades interpretativas do xote na bateria de Siri na lata | |
Carlos Eduardo Sueitt Garanhão, Leandro Barsalini |
SA6 - Musicologia
O estado do conhecimento sobre a historiografia musical no Maranhão | |
Daniel Ferreira Santos |
O repertório sacro do compositor capixaba Arnulpho Mattos e os postulados do Motu próprio Tra le sollecitudini de 1903 | |
Carlos Fernando Secomandi, Edilson Assunção Rocha |
As línguas africanas no samba: análise da diversidade linguística em uma única letra | |
Victor Carlos Santos de Oliveira |
SA7 - Teoria e Análise Musical
Os gestos vocais e a análise vocal multifacetada (AVM) | |
Rafael Augusto de Lima Barbosa, Clifford Hill Korman, Clara Sandroni |
Serialismo, Dodecafonismo ou Serialismo Dodecafônico: algumas questões terminológicas, conceituais e históricas preliminares | |
Natanael de Souza Ourives, Edinaldo de Paiva Santos |
Prerrogativas do arranjo musical: Diálogos musicais entre Beatles e Luciano Berio na canção Michelle | |
FELIPE MENDES DE VASCONCELOS, Jessé Gomes Sousa |
Saberes necessários para a realização de uma transcrição musical | |
Magno da Silva Sousa, Carlos Henrique Costa |
SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica
Formação do gosto musical: plataformas de streaming de música e suas interfaces com a mídia e as classes sociais | |
Lana Rosa Nascimento Oliveira, Egon Eduardo Sebben |
O vínculo afetivo em grupos musicais amadores: estudo na Corporação Musical São Sebastião de Santa Cruz de Minas | |
Gleidson Jordan dos Santos |