Tamanho da fonte:
Waldemar Henrique pela Rádio Inconfidência: edição da obra “Foi Bôto, Sinhá!” a partir de transcrição de José Ferreira da Silva
Última alteração: 2022-01-01
Resumo
O patrimônio musical caracteriza-se, especialmente, por remeter tanto à dimensão material quanto imaterial do patrimônio. Lidando com estas duas dimensões, os acervos musicais têm como principais funções a preservação, pesquisa e comunicação do material resguardado (AZEVEDO, 2020), sendo que, em relação a este último quesito, encontram-se em posição privilegiada para favorecer ações que visem a performance contemporânea das peças resguardadas nestes espaços. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é contribuir para a preservação do patrimônio musical em suas vertentes material e imaterial a partir da disponibilização da edição e análise (LARUE, 1992) da obra “Foi Bôto, Sinhá!” do compositor Waldemar Henrique (1905-1995) a partir de manuscrito presente no Acervo da Rádio Inconfidência.
Palavras-chave
Musicologia; patrimônio musical; edição musical.
Texto completo:
PDF