Última alteração: 2022-01-01
Resumo
O objetivo aqui é trazer um relato de experiência do Grupo de Estudos “Encontro de Saberes da/na Universidade Federal Fluminense”, criado em 2016, que busca a inclusão de mestre/as das artes e ofícios dos chamados saberes tradicionais, como professore/as e colaboradore/as nas atividades de ensino, conjuntamente com docentes da universidade. A proposta é a promoção de diálogos interepistêmicos que tragam problematizações quanto aos modos hegemônicos de produção do conhecimento e conduzam a novos direcionamentos e ações em diversos campos de conhecimento, ampliando a interdisciplinaridade na matriz curricular das graduações. Abordaremos a temática a partir das perspectivas da pesquisa-ação participativa e da etnomusicologia, assumindo a sala de aula como campo etnográfico e a experiência vivida como fruto da interação entre sujeitos protagonistas na criação e realização da proposta. A busca é relativizar e reconfigurar as bases epistêmicas consagradas pelo ambiente acadêmico, segundo referenciais teóricos da decolonialidade.