ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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A reflexão como potencializadora de competências autorregulatórias na prática musical em um estudante de música
Adailson Cássio da Silva Araújo, Marcos Vinícius Araújo

Última alteração: 2023-09-27

Resumo


No presente artigo apresentamos os resultados preliminares da utilização da microanálise como ferramenta para o desenvolvimento dos processos autorregulatórios segundo o modelo cíclico proposto por Zimmerman (2000), no qual estabelece três fases para a aprendizagem autorregulada (fase de premeditação, performance e autorreflexão). Trata-se de um estudo de caso, com medidas repetidas e análise qualitativa dos dados desenvolvido com um estudante de graduação em música durante 15 dias consecutivos de sua prática musical. Os dados coletados para este estudo incluíram (a) entrevista inicial; (b) diários de estudo; (c) duas sessões de microanálise; (d) uma sessão de intervenção orientada pelo pesquisador; (e) análises comportamentais de sessões de prática musical gravadas em vídeo; (f) uma entrevista final. Neste artigo são apresentados os dados referentes à fase de premeditação durante as sessões de microanálise (pré e pós teste), que ocorreram respectivamente no 3º e 13º dia, e tem como o objetivo discutir a importância da reflexão para prática musical e desenvolvimento de competências autorregulatórias.

 


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