ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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As alunas de Antônio Sá Pereira do curso de Iniciação Musical
Valéria Garcia Soares

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este trabalho aborda de forma preliminar o trabalho realizado no curso de iniciação musical de acordo com a proposta de Sá Pereira reunindo a história de algumas mulheres que trabalharam diretamente no desenvolvimento do método. Desta forma, tem-se como objetivo evidenciar as personagens femininas que atuaram nesse curso em diferentes épocas e que são identificadas em fotografias e textos, contudo, vem passando forma despercebida e, até o momento, pouco interessada nas investigações sobre Iniciação Musical e História da Educação Musical. Como base teórico-metodológica são trazidos autores como Priory (1994) e Nogueira (2014) que falam da importância e evidenciamento da atuação das mulheres nos documentos e arquivos bem como Rocha (1997; 2010; 2018) e Soares (2021) que trabalham a proposta do curso de Sá Pereira através das precursoras Liddy Mignone e Nayde Sá Pereira, responsáveis por disseminar essa forma de ensino de música e formação de professoras especializadas em Iniciação Musical. Assim observando o trabalho realizado por Liddy e Nayde em fotografias, livros e gravações foram descobertos outras figuras femininas que contribuíram para desenvolvimento e manutenção desse método considerado inovador para educação musical da época. Este trabalho problematiza a invisibilidade do trabalho intenso dessas mulheres na fase inicial do ensino musical de crianças.


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