Última alteração: 2023-12-14
Resumo
Resumo. Pautado teoricamente na Pedagogia da Presença, de Costa (2006), cujo propósito consiste em incentivar o adolescente a adotar uma postura autônoma, solidária e comprometida consigo mesmo e com os outros, este artigo descreve a experiência de uma atividade realizada com estudantes privados de liberdade, em que se objetivou investigar possibilidades didático-pedagógicas que favoreçam a aquisição de competências musicais e comunicacionais a partir da produção de podcast e a análise de raps. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi conduzida no decorrer da produção do episódio quatro da “Rádio Livre”, atividade integrada às aulas de Arte/música, no Centro Juvenil Masculino (CJM), localizada no município de Ananindeua, estado do Pará. Esta jornada pautou-se metodologicamente na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009). Verificou-se que os estudantes ampliaram a capacidade de interpretação dos raps escolhidos, tanto do ponto de vista estético (bases, letra e melodia) quanto do respectivo entendimento das mensagens. Além disso, a produção do podcast mostrou-se significativo no aprimoramento de competências de leitura e de escrita e no desenvolvimento das habilidades comunicacionais dos estudantes marcadas pelas vivências com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que foram fundamentais na amplificação de suas vozes.
Palavras-chave. Socioeducação, Estudantes, Rap, Podcast.