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“Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal
Última alteração: 2023-09-28
Resumo
Pretende-se abordar a linguagem musical do compositor alagoano Hermeto Pascoal, a partir de sua produção escrita, ou seja, suas partituras e anotações. O direcionamento inicial da pesquisa se encaminha no sentido de estabelecer uma tipologia para seu vocabulário harmônico: seus acordes e a maneira como são grafados/cifrados. A partir da referência de estudos anteriores que abordam o tema, somados à entrevistas com discípulos diretos do compositor, pretendemos definir sistematicamente a maneira como os acordes são concebidos e grafados. Assim, iniciamos a abordagem com um estudo de caso, um dos 366 temas publicados no livro Calendário do Som. O tema em questão servirá como porta de entrada para uma primeira enumeração e delineamento de uma possível tipologia de seu vocabulário harmônico. Ao lado de uma abordagem mais tradicional, utilizamos o software livre music21 como ferramenta de análise de dados inerentes à composição. Nesse sentido, trazemos algumas informações sobre o compartilhamento dos dados entre softwares de edição de partitura e o de análise computacional. Apresentamos também reflexões sobre questões de enarmonia e sobre a relação entre melodia e acordes.
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