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Pontos de Caboclos da Falange de Oxóssi (1997) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: análise de uma paisagem sonora
Última alteração: 2023-10-01
Resumo
O presente trabalho é um recorte de pesquisa de Mestrado em andamento, inciada em projeto de IC e TCC e tem como principal objetivo a demonstração de uma análise realizada acerca da paisagem sonora estabelecida na obra em questão, dos procedimentos composicionais utilizados, do enredo que essa paisagem sonora estabelece e sobre o ritual que ela representa. Nessa paisagem, o compositor representa uma gira de umbanda na qual se incorporam caboclos da linha do orixá Oxóssi. A obra em análise é parte da série de 16 composições corais de inspiração afro-brasileira do compositor. A metodologia empregada é a musicologia empírica, tendo como principal base teórica o artigo Documenting the Musical Event: Participation, Representation (2004) de Jonathan P. J. Stock, material que foi fundamental para a preparação e execução da pesquisa de campo. Uma entrevista com uma ogã alagbê, referência na comunidade, também foi realizada como forma de testagem de dados, o que dialoga diretamente com o proposto por Stock. Como resultados, apresentamos: contextualização da obra; discussão acerca dos recursos composicionais utilizados assim como sobre o conceito de paisagem sonora; identificação e análise dos padrões rítmicos na partitura referentes à representação dos toques citados; identificação dos textos utilizados e contextualização dos mesmos; análise compasso a compasso, comparando as sessões da obra com o enredo do ritual gira da umbanda, de forma a traçar paralelos e diferenças entre a obra e o ritual da umbanda estudada.
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