ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Pedagogia em performance musical: desafios conceituais e teóricos
Leonardo Barreto Linhares

Última alteração: 2023-09-27

Resumo


 

As pesquisas na subárea performance musical têm demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos. Devido às suas peculiaridades e interfaces com várias áreas do saber, torna-se necessária a discussão de algumas terminologias utilizadas por pesquisadores, performers e docentes em seus trabalhos e práticas diárias. O presente trabalho tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores que têm abordado o tema, a fim de minimizar as dificuldades na definição e no emprego de conceitos a ele relacionados. Dessa forma, pretende-se auxiliar as reflexões de docentes e discentes dos cursos de licenciatura com ênfase em instrumento/canto. Os principais autores que nortearam as discussões foram Borém (2016), Almeida (2011), Lima (2019), Ray (2019), Kuehn (2012), Pace (2020), Santiago (2007) e Tomas (2023).

Texto completo: PDF