ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Dino 7 Cordas: o desenvolvimento de uma identidade sonora
Luiz Sebastião Juttel

Última alteração: 2024-01-09

Resumo


Resumo. Este artigo[1] pretende discutir alguns elementos que compõem a linguagem musical de Horondino José da Silva (1918–2006), ou Dino 7 Cordas[2], como é comumente conhecido. Tais elementos definem uma identidade sonora única e autêntica que tem a representatividade viva de uma escola: a escola do violão de 7 cordas de aço brasileiro. Analisando fonogramas, vídeos, imagens e entrevistas, vamos elencar e debater as principais características que constituem o idiomatismo instrumental desenvolvido por Dino. O objetivo maior é evidenciar as principais escolhas instrumentais que foram importantes para a criação, entre outros aspectos musicais (também desenvolvidos e cristalizados por Dino), de uma assinatura musical que acabaria por formar uma escola de acompanhamento polimelódico[3] com o violão de 7 cordas de estilo próprio e autêntico na história da música popular brasileira.


[1] Este artigo trata-se do nosso primeiro estudo sobre a linguagem musical de Dino 7 Cordas e seu idiomatismo instrumental e musical. O foco está no idiomatismo instrumental. Para além disso, um segundo artigo será escrito com o objetivo de discutirmos os elementos do idiomatismo musical de Dino 7 Cordas, complementando uma pequena análise da sua linguagem musical.

[2] Neste artigo, optamos por chamar Horondino José da Silva de Dino 7 Cordas ou simplesmente Dino.

[3] Empregamos o termo “acompanhamento polimelódico”, utilizado por Braga (2002), nos referindo à junção das múltiplas melodias que se entrelaçam em um choro.


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